CIDIPA realiza reunião

Na tarde de quinta-feira (03), representantes dos municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento, Inspeção e Comercialização de Produtos Agropecuários (CIDIPA), estiveram reunidos em Saudades para discutirem sobre o funcionamento do laboratório no município.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente do consórcio e prefeito de Nova Erechim, Volmir Pirovano, prefeito de Modelo, Ricardo Maldaner, prefeito de Pinhalzinho, Fabiano da Luz, prefeito de Saudades, Daniel Kothe e a química responsável pelo laboratório, Tania Mara Facco.

Inicialmente, a responsável técnica, Tania Mara Facco, fez explanações sobre os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no laboratório, bem como destacou a necessidade de ampliar as atividades do mesmo. “Na última reunião, focamos, por exemplo, na possibilidade em fazer análises de brucelose”, comentou.

Para o presidente do CIDIPA, Volmir Pirovano, é imprescindível que sejam ampliados oferecidos através do laboratório, atraindo também mais municípios para integrarem o consórcio. “Precisamos utilizar o laboratório para fazer mais exames, realizar outras análises”, resumiu.

Já o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, destacou a importância das análises que são feitas via CIDIPA, principalmente análises de água. “Nós utilizamos muito o laboratório para análises de água, principalmente pelo Samae”, frisou.

Por outro lado, Kothe também acredita que o consórcio precisa ampliar a gama de exames realizados, atraindo por conseguinte mais municípios para integrar o CIDIPA. “Precisamos fazer um levantamento de custos, para definir o que pode ser feito de exames, procurando oferecer vantagens aos municípios que são associados ao consórcio”, concluiu o prefeito saudadense.