Secretaria da Agricultura realiza abastecimento de botijões de inseminação

Na manhã de sexta-feira (04), a Secretaria de Agricultura de Saudades esteve realizando o abastecimento com nitrogênio dos botijões de inseminação dos produtores rurais do município.

Conforme o Secretário de Agricultura, Jacinto Kreutz, existem cadastrados no município, 65 botijões, dos quais cerca de 45 foram abastecidos com nitrogênio nesta semana. “O uso desta tecnologia vem crescendo muito, e hoje contamos com um grande número de inseminadores no município, o que comprova que o caminho que nós seguimos, que é investir em melhoria genética, está correto”, afirma.

Ainda de acordo com o secretário, o produtor rural está cada vez mais preocupado em buscar eficiência na atividade leiteira, com redução de custos, pois o preço final do leite depende da indústria. “O produtor vai ganhar dinheiro quando tiver eficiência e isso passa obrigatoriamente pelo manejo, alimentação e melhoramento genético”, destaca Jacinto.

O programa desenvolvido pela Secretaria de Agricultura em Saudades busca a descentralização das atividades de melhoria genética. Jacinto lembra que existem municípios que têm poucos profissionais que realizam trabalho de inseminação. “A nossa política é de que cada um seja um inseminador, que tenha o material na propriedade e que use a melhor genética adequada à sua realidade, pois as propriedades são diferentes umas das outras”, acredita Jacinto.

A Secretaria da Agricultura disponibiliza hoje, aos produtores do município, sêmen com 60% de subsídio, além de fornecer o nitrogênio de forma totalmente gratuita. “Isso dá resultado. O agricultor valoriza o material que recebe e isso vem a trazer mais lucros e também dá condições para haver uma melhoria genética do rebanho”, completa Kreutz.

O produtor Mário Henn acredita que o subsídio fornecido pelo município facilita a prática da inseminação artificial. “Temos ainda outro benefício, que é o melhoramento genético, pois o sêmen disponível provém de animais de ponta, de grande produção. Para nós, como produtores, é uma grande vantagem para avançarmos no melhoramento genético em nossa propriedade”, conclui Henn.