Prefeito Daniel avalia roteiro na capital do estado

Na última semana, entre terça e sexta-feira (07, 08, 09 e 10), o prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve realizando uma agenda de compromissos em Florianópolis, acompanhado do Diretor de Convênios Anderson Lenhardt e do prefeito da cidade de União do Oeste Celso Matiello.

Nas palavras do gestor saudadense, a viagem teve dois grandes objetivos: visitar o BRDE e mobilizar os parlamentares catarinenses a respeito do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam 2), para que destinem parte de suas cotas ao município, incrementando assim os valores do programa.

“No BRDE, são operacionalizados os recursos do Fundam. Então, estivemos levando alguns documentos complementares à prestação de contas da primeira edição do programa e já fazendo as tratativas para iniciar a contratualização do Fundam 2”, explicou Kothe.

A agenda junto aos parlamentares, na Assembleia Legislativa (Alesc), tiveram por objetivo a solicitação de recursos para Saudades. “As visitas foram feitas, juntamente com o prefeito de União do Oeste, e mais direcionadas aos parlamentares do nosso partido. Obviamente, também visitamos os demais parlamentares que representam a nossa aliança aqui no município”, completou Kothe.

A partir da quarta-feira à noite, a comitiva participou do Sustentar 2017. O Fórum foi coordenado neste ano pelo Deputado Estadual Dirceu Dresch, por meio da Comissão de Minas e Energia da Alesc. Participaram também do evento os colaboradores da Ceraçá Claudir Neuhaus e Adilson Hübner.

Na oportunidade, foi feito um apanhado de como está a situação das energias renováveis a nível de mundo, de Brasil e também do estado de Santa Catarina. “Existem muitas novidades vindo neste setor de energias, especialmente, das renováveis, como as PCH’s, energia eólica, biomassa, biodigestores e solar”, exemplificou o prefeito Daniel.

Além disso, dentre os principais avanços, está a questão do uso das energias renováveis em substituição das fósseis. Protótipos de carros elétricos foram apresentados no Sustentar, veículos estes que já estão se popularizando na Europa e que, em breve, devem chegar ao Brasil.

“Com o crescimento do preço da energia, que vimos disparar nos últimos meses, essas fontes de energia são necessárias e é preciso que as utilizemos. São inovações e acredito que em breve, isso será realidade na nossa região. Foi muito proveitoso o seminário e queremos parabenizar os organizadores do Sustentar 2017 pelo excelente evento”, finalizou o prefeito Daniel.