Cirurgias ortopédicas serão realizadas no município

Essa semana foi um divisor de águas para a saúde de Saudades: a partir da quarta-feira (22), iniciaram os procedimentos cirúrgicos na área de ortopedia, realizados diretamente no Hospital do município.

Ainda no mês de agosto, a Secretaria da Saúde havia realizado uma reunião com o médico Marco Aléssio e com representantes do Hospital Saudades, onde o profissional pôde conhecer o centro cirúrgico e todas as instalações da casa. “O doutor Marco acho que era viável e, nesta semana, iniciou os procedimentos cirúrgicos e atendimentos. Eu não tenho dúvidas que é algo bem importante”, explica o Secretário José Ricardo Ternus.

Para ter acesso às cirurgias, o paciente que tem problema ortopédico deve se inscrever na Unidade Básica de Saúde. A ordem de cirurgias respeitará a das inscrições. Mensalmente, deverão ser realizadas cerca de seis procedimentos.

“A prefeitura paga o complemento e o SUS paga a parte deles. Não temos condições de fazer muitas cirurgias por mês, mas com isso, a fila vai andar. Isso seria responsabilidade do estado e da União, mas como eles não estão fazendo essa parte e o SUS paga pouco, o município de Saudades achou por bem fazer essa complementação”, pondera Zé Ricardo.

O Secretário também destaca que o profissional responsável pelos procedimentos é renomado e competente. “Pela relação próxima que temos com ele, conseguimos fazer com que viesse atender em nosso município. Eu não tenho dúvidas que é uma data marcante, uma oportunidade para os pacientes daqui e também uma oportunidade para o Hospital movimentar com as internações desses pacientes que fazem suas cirurgias aqui e não necessitam se deslocar a outros centros”, completa Zé Ricardo.

Os profissionais, bem como o Hospital Saudades estão credenciados a realizar cirurgias ortopédicas para toda a região; porém, Zé Ricardo destaca que, inicialmente, serão atendidos os munícipes. Os procedimentos são gratuitos para os saudadenses.

“Cirurgias de média e alta complexidade não serão feitas aqui, pois precisam de um hospital com suporte maior. Mas o que pudermos fazer aqui, vamos resolver. A princípio, vamos atender nossos munícipes e, posteriormente, vamos disponibilizar essa oportunidade para os municípios próximos, para que encaminhem seus pacientes para Saudades”, concluiu o Secretário.