Sexta-feira acontece a Assembleia Geral do OP

A Administração de Saudades convida os representantes das diretorias de comunidades, clubes, associações de bairros e delegados, para participarem nesta sexta-feira (08), da Assembleia Geral e entrega dos equipamentos do Orçamento Participativo.

O ato acontece a partir das 14 horas, no Módulo Esportivo. Conforme o prefeito Daniel Kothe, neste ano, foi realizado uma compra conjunta de equipamentos, num montante de aproximadamente R$ 150 mil, investidos pela municipalidade.

“Foram adquiridos vários tipos de equipamentos, como mesas, bancos, cadeiras, freezers, máquinas de cortar grama, enfim, uma série de itens que são de utilidade das comunidades e bairros. Acredito que foi um diferencial nesse ano, do Orçamento Participativo, de podermos, inclusive, entregar isso coletivamente e, com toda a segurança, isso dá uma satisfação bastante grande para as entidades contempladas”, afirma Kothe.

O Orçamento Participativo vem sendo desenvolvido no município desde o ano de 2014. Ele beneficiou, até o momento, 28 comunidades do interior e bairros com sede organizada na cidade. “Isso dá um resultado fantástico”, resume o prefeito Daniel.

Como exemplos, o chefe do executivo cita reformas de cozinhas, banheiros, espaços coletivos, melhorando as infraestruturas comunitárias. Agora, com o OP direcionado à compra de equipamentos, as comunidades poderão se estruturar com os utensílios que elencarem como mais essenciais à realização de suas promoções.

O prefeito Daniel adianta que, para 2018, as comunidades e bairros serão desafiados a se engajar no OP das Crianças. “Nós vimos nos espaços que participamos, que ainda há uma deficiência de equipamentos e brinquedos para as crianças. Então, estamos lançando esse desafio e na sexta-feira vamos conversar com as lideranças sobre isso. Obviamente, em 2018, vamos ainda fazer um roteiro de reuniões para aprofundar esse debate, mas essa será a proposta de governo, para instalar em cada comunidade ou bairro, algum parquinho, algum brinquedo, para que as crianças também possam ter o seu espaço de lazer”, completa Kothe.

Na visão do gestor, isso possibilitará um envolvimento ainda maior das crianças e jovens junto às comunidades. “Eu acredito que falta ainda um pouco disso: pensar nas futuras gerações, que irão cuidar das nossas comunidades. Então, investir em algumas estruturas para eles também é um passo importante. Esse trabalho estará em sintonia com o que vem sendo feito por meio do Programa Primeiros Passos no perímetro urbano”, ressalta Daniel.

Kothe lembra ainda aos representantes das comunidades e bairros para que, na sexta-feira, tragam veículos com capacidade de transportar os equipamentos até suas sedes.