OP entrega equipamentos às comunidades e bairros do município

Foi realizada na última sexta-feira (08), no Módulo Esportivo, em Saudades, a entrega dos equipamentos do Orçamento Participativo 2017, às comunidades e bairros do município.

Estiveram presentes, o prefeito Daniel Kothe e esposa Liane, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), vereadores Marilise Warmling, Nestor Hickmann e Osmundo Schuh, Secretários Rogério Sehnem (Administração), Flávio Hübner (Infraestrutura), José Ricardo Ternus (Saúde), Alison Ivonei Hoss (Educação), João Brancher (Agricultura) e Diego Zafari (Assistência Social), conselheiro do OP Cléo Antônio Henn, além de colaboradores da administração, delegados e representantes das comunidades e bairros contemplados.

De acordo com o Secretário de Administração e coordenador do OP, Rogério Sehnem, foram adquiridos e entregues 345 itens, totalizando mais de R$ 150 mil investidos pela municipalidade. “A presença foi maciça, por parte dos representantes das comunidades e entidades e, principalmente, ficamos satisfeitos pela felicidade em que eles têm em poder equipar seus espaços de uso coletivo”, disse.

Ao todo, 29 comunidades, bairros e associações com sede constituída foram contemplados, sendo: Linhas Tigres, Taipas, Guabiroba, Jacutinga, Coxilha, Santo Antão, São Luiz, Santo Afonso, Lageado Pedro, São Carlos, Itapé, Santa Catarina, Fátima, Solteiro, Alto Maipu, Santa Terezinha, Jaboticaba, Aparecida, Alto Solteiro, Araçá, Cruzeiro, Jacutinga Alta, Araçazinho, Distrito de Juvêncio, Flamengo; Bairros Boa Vista, Bairro Morada do Sol III, Palmeiras e Igreja Assembleia de Deus.

Conforme o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), esse é um momento ímpar. “Conseguimos contemplar várias comunidades do interior e bairros da cidade, dentro da necessidade de cada um. Conseguimos dar ênfase ao que cada um precisava, graças ao empenho da administração, pois existe uma lei que não permite assinar mais convênios, a menos que sejam com instituições filantrópicas. Então, diante dessa dificuldade, essa foi a saída que achamos para dar prosseguimento a esse programa tão bem visto pela sociedade, que é o Orçamento Participativo”, aduziu.

O prefeito Daniel Kothe, em sua explanação, lançou para o próximo ano, dois grandes desafios para o OP: um no sentido de melhorar a mobilidade nas comunidades e bairros e o outro, chamado de “OP das Crianças”, onde o intuito, com o programa, é oferecer espaços de lazer ao público infantil, nas sedes das entidades contempladas.

“Estamos, pelo quarto ano consecutivo, realizando as ações do Orçamento Participativo. Quero agradecer a todos que estiveram presentes, especialmente, as associações comunitárias e de bairros. O evento foi para fechar com chave de ouro o ano de 2017, onde tivemos muitos e significativos investimentos em várias áreas, e esse programa é uma delas”, destacou.

Nas palavras do chefe do executivo, esses investimentos possibilitarão melhorias nas infraestruturas comunitárias. “Saudades é muito organizado socialmente e tem toda uma referência junto aos clubes e associações comunitárias. Isso faz toda a diferença na realização das diversas ações e eventos que acontecem em nosso município”, pontuou Daniel.

Kothe ainda reiterou sobre os desafios na acessibilidade e na melhoria dos espaços para as crianças, que devem ser discutidos junto ao OP no ano de 2018. “Esses dois desafios estão lançados. Se conseguirmos vencê-los em 2018, já será uma tarefa importante. Mas se não conseguirmos, que tenhamos em 2019 tudo isso também bem organizado”, concluiu Kothe.

Comunidade avaliza o OP

Dos diversos representantes das comunidades e bairros presentes no ato de entrega dos equipamentos do OP 2017, a unanimidade para que o programa continue no próximo ano foi a tônica do encontro.

O morador da Linha Santo Afonso, Paulo Mahle, reitera que os equipamentos adquiridos virão em benefício de toda a comunidade. Hoje, são mais de 30 famílias associadas. “O Programa deve continuar para os próximos anos e só temos a agradecer à administração, pois, sem isso, muitas comunidades ficariam bem defasadas em manutenção, ampliação e melhorias diversas”, frisou.

Liane Menegotto, moradora da Jacutinga Alta, também acredita que o OP é importante para auxiliar as comunidades a se desenvolverem. “Toda a comunidade será beneficiada. São 16 famílias que participam hoje na Linha Jacutinga Alta. É importante que o programa continue, pois, sem esse apoio, seria difícil comprar os equipamentos. Tudo que vem sempre é muito bem-vindo”, ponderou.

Erno Schnorr, morador da Linha Santa Catarina, afirma que os equipamentos adquiridos beneficiarão, além da comunidade, os visitantes. “Todas as entidades serão contempladas e também quem virá na comunidade em dias de festas, bailes e eventos”, resume. A comunidade de Santa Catarina tem mais de 30 famílias associadas hoje. “Acredito que o OP é um programa bom, que ajuda as entidades, pois muitos equipamentos que a comunidade não consegue comprar por conta, são adquiridos com a ajuda da administração”, conclui.