Secretário João relata atividades da Agricultura em 2017

O Secretário de Agricultura de Saudades, João Brancher, realizou nesta semana uma análise das principais atividades realizadas pela pasta neste ano.

João assumiu há dois meses e meio, e seu trabalho pautou-se, especialmente, pela continuidade nas ações. Além disso, novos programas deverão ser implantados no próximo ano.

Como frisa Brancher, em 2017, foram 115 botijões cadastrados pela Secretaria e que fazem parte do Programa de Melhoramento Genético Bovino. “São distribuídos em torno de 700 litros de nitrogênio por mês, totalmente subsidiados aos agricultores. Além disso, foram mais de 7 mil doses de sêmen, com 50% de auxílio”, aponta.

Ainda, a Secretaria mantém o programa de terraplenagem, que teve neste ano, um aumento significativo, com cerca de R$ 300 mil pagos pelo município em auxílios. “Tivemos, também, o início da prestação de contas de blocos no Distrito de Juvêncio, que no ano de 2018, terá um atendimento de duas vezes por mês naquela localidade”, frisa.

O Programa Rebanho Forte, implantado neste ano, já está em pleno funcionamento, desde outubro, com subsídio aos exames de Brucelose e Tuberculose, certificando as propriedades como livre dessas zoonoses. “Esse é um trabalho onde o município ajuda com 3 UFRM, o que equivale a cerca de R$ 9,00 por animal”, resume João.

De forma pioneira na região, Saudades iniciou também o recolhimento de animais mortos, onde o produtor não paga nada pelo serviço. Até o momento, em pouco mais de dois meses de funcionamento, foram mais de 220 animais recolhidos.

Por fim, João agradeceu a toda equipe da Secretaria da Agricultura e a Administração Municipal. “Desejamos um Feliz Natal ao povo saudadense e um bom ano novo, com muita saúde e paz no coração de cada pessoa”, finalizou Brancher.