CFR de Saudades forma sétima turma do curso Técnico em Zootecnia

A Casa Familiar Rural de Saudades realizou na sexta-feira (15), a formatura da sétima turma do curso Técnico em Zootecnia. O evento aconteceu nas dependências do salão do Flamengo.

Estiveram presentes, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), o presidente da Associação da CFR Pedrolino Wickert, o Secretário da Educação Alison Ivonei Hoss, o Secretário de Agricultura João Brancher, o vereador Osmundo Schuh, a coordenadora do curso Sandra Schuh, o Secretário da Educação de São Carlos Sadi Baron, o Secretário de Agricultura de Pinhalzinho Honorino Dallapossa, representantes das entidades parceiras, formandos, pais e familiares.

De acordo com o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, a formatura de mais uma turma prova que a Casa Familiar Rural vem se fortalecendo cada vez mais com o curso Técnico em Zootecnia. “Os jovens formados saem com uma qualificação muito grande e é extremamente importante estarmos participando, como também acompanhando os trabalhos na Casa Familiar e, enquanto secretaria, apoiando a instituição”, ressaltou.

Na oportunidade, 9 alunos estiveram colando grau: Abraão Saulo Kirch, Dailine Assmann Bogorny, Deiverson Luiz Shüssler, Everson Luiz Eckert, Gustavo Henrique Kipper, Juan Vitor Morás, Marwin Felipe Sander, Maurício Miguel Herbert e Rafael Pedro Baron. Alison lembra que as inscrições para novas turmas continuam abertas e podem ser feitas diretamente na Casa Familiar Rural, na Linha Taipas, ou na Secretaria da Educação de Saudades.

Já o presidente da Associação da CFR, Pedrolino Wickert, destacou que a formação é valiosa para os jovens. “Precisamos ter continuidade na atividade familiar, pois os pais se sentem mais valorizados quando o filho fica na propriedade. Para isso, existe esse curso, que faz com que a sucessão familiar tenha sequência”, frisou.

Além disso, Pedrolino afirma que a instituição vem se consolidando junto à comunidade regional, sendo referência em ensino. “Temos nove municípios de abrangência hoje e isso nos dá um respaldo muito importante, pois vão se abrindo cada vez mais as portas, tanto que no ano passado, muitos procuraram a Casa Familiar, mas não havia mais vagas. Então, é algo que agrega àqueles jovens que aqui estudam”, completou.

O vice-prefeito Sadan, em sua explanação, lembrou das dificuldades enfrentadas pela agricultura familiar com a sucessão nas propriedades, devido ao êxodo rural. “A Casa Familiar Rural de Saudades é um exemplo, a nível de município, de estado e de país, de como se trabalhar com o jovem no campo, para que ele permaneça na agricultura, onde as oportunidades são muitas vezes maiores do que no meio urbano”, aduziu.

Sadan parabenizou ainda a todos os formandos por mais este passo em suas carreiras. “Essa formatura é um momento especial para essa juventude. Eles saem capacitados para gerenciar uma propriedade, junto com a família, a fim de que haja a sucessão familiar. Ela é tão importante pois a agricultura familiar é a que mais produz no Brasil. Além disso, há certas peculiaridades que só são viáveis dentro dessa modalidade de agricultura. Então, o município de Saudades tem uma preocupação de que o jovem continue no campo, que ganhe dinheiro e que tenha qualidade de vida. Tudo isso se aprende com uma instituição como a Casa Familiar, que tem excepcionais professores e uma qualidade de ensino que não deixa a desejar”, concluiu o vice-prefeito.