Choque de gestão foi marca na Secretaria de Administração

Nesta semana, o Secretário de Administração Rogério Antônio Sehnem fez um resumo das ações desenvolvidas pela pasta neste ano de 2017.

Conforme o gestor, a Secretaria desempenha uma função burocrática importante, pois tudo ocorre dentro de uma rigorosa legislação que vige as ações do poder público, ou seja, só se pode fazer o que a lei permite – o que é o inverso da iniciativa privada. “Por isso, muitas vezes as questões se tornam ‘engessadas’”, disse.

Rogério fez um agradecimento especial à Câmara de Vereadores, que se pauta na construção de leis em benefício do município. Além disso, o planejamento neste início de ano foi a chave para o sucesso da administração, que realizou um verdadeiro choque de gestão.

Na área jurídica, o município se destaca por não estar respondendo a nenhuma ação civil pública até o momento. “Não fomos interpelados por nenhum ato de improbidade administrativa e estamos seguindo esse princípio à risca, fazendo as ações da forma mais correta possível”, complementa Rogério.

O setor de licitações, que tem uma importância enorme para a municipalidade, também se sobressai pelo excelente trabalho levado a cabo, uma vez que tudo que é comprado pelo poder público demanda da maior transparência, com o intuito também de obter os melhores preços. “Adotamos, há alguns anos, o pregão presencial e também o pregão eletrônico, abolindo a modalidade de carta convite. Com isso, tivemos resultados positivos, comprando por um menor preço e economizando recursos públicos”, pontuou Sehnem.

Já o setor de tributação inovou, a partir desse ano, com alterações e a edição de um novo Código Tributário, pois havia a necessidade de adequação às novas leis, além de torná-lo mais acessível. Na contabilidade e tesouraria, o trabalho esteve focado em pagar os fornecedores e funcionários em dia. O setor de projetos também esteve trabalhando de forma ininterrupta, na elaboração de debuxos para a consecução de emendas parlamentares. “Não perdemos nenhum recurso, nenhuma emenda, por falta de coordenação ou documentação”, resumiu o Secretário de Administração.

Com o Orçamento Participativo, foram distribuídos cerca de R$ 150 mil em equipamentos às comunidades. “Anteriormente, eram repassados recursos, mas, com a nova lei, ficamos impossibilitados de fazer isso. Neste ano, fizemos o repasse de equipamentos, de acordo com os pleitos de cada comunidade ou bairro, sendo que o município os comprou por meio de licitação”, frisou Sehnem.

Rogério ainda destacou o andamento da Campanha Sou + Saudades, que teve os 10 prêmios disponibilizados pela municipalidade e que está sendo um grande sucesso. As notas fiscais ainda podem ser trocadas por cupons, na Prefeitura, na Secretaria da Agricultura, na ACISC e no Posto de Saúde do Distrito de Juvêncio.

Por fim, o Secretário fez um agradecimento à comunidade saudadense. “Gostaria de agradecer pela compreensão, pelas sugestões e também pelas críticas construtivas e desejar um Feliz Natal e um próspero e venturoso 2018. Muito obrigado a todos”, concluiu Rogério.