Secretário Alison fala sobre ações na Educação

Fechando a rodada de entrevistas com os secretários municipais, o gestor da pasta da Educação, Cultura e Esporte, Alison Ivonei Hoss, avaliou as principais ações desenvolvidas no ano de 2017.

Alison agradeceu a indicação de seu nome para a Secretaria da Educação. “Esta é a maior secretaria dentro da administração pública e a que tem o maior orçamento. Assumimos esse desafio, juntamente com a equipe e procuramos implementar algumas metodologias de trabalho com vistas à boa gestão do dinheiro público”, disse.

Mais de 140 funcionários estão ligados à educação. Devido às dificuldades enfrentadas pelo país e, consequentemente, o município, uma redução de gastos foi implementada, mas sem perder a qualidade nos serviços prestados.

Alison destacou a colaboração de todos, em especial, das Diretoras Eliamar Corradi (Educação) e Claudete Jahnel (EMEF). “Reduzimos em torno de 40 funcionários e, com isso, a folha de pagamento também foi menor. Em 2017, foram dois cargos comissionados a menos na secretaria. Mas, mesmo com essa redução, mantivemos o atendimento integral nas creches, dos 4 meses em diante. Isso faz parte do Programa Primeiros Passos, que neste ano, inclusive, comemorou seus quatro anos e vem fazendo uma grande diferença no que tange à questão do acompanhamento das crianças”, pontuou.

O Programa Primeiros Passos oferece um atendimento multidisciplinar às crianças, com atendimento de professores, pediatra, nutricionista, psicóloga e obstetra/ginecologista. Além disso, em 2017, algumas novidades foram incrementadas, como exame de ultrassonografia para as gestantes na Unidade Básica de Saúde do Centro, orientação odontológica às crianças e oficina de contação de histórias.

Ainda, destacam-se as obras, como a conclusão da Escola Nova, que deve ocorrer em breve. “É um investimento de quase R$ 4 milhões e com certeza quando inaugurarmos essa escola, isso fará uma grande diferença na vida das crianças que frequentam o ensino fundamental”, aduziu.

Alison destacou também os valores expressivos aplicados em transporte escolar, que ficaram na faixa de R$ 1 milhão, sendo a maior parte desses recursos oriundos da municipalidade.

No Esporte, foram mantidas as parcerias com as escolas nas diversas modalidades, bem como com a ADAF Saudades, voleibol, patinação, handebol e futebol de campo. Todos os campeonatos municipais foram mantidos e realizados em conjunto com os clubes esportivos e as comunidades.

Na cultura, tiveram continuidade as aulas de música, ballet, taekwondo e danças alemãs. Para o próximo ano, a economia e a boa gestão dos recursos públicos deverão novamente nortear as ações da pasta.

“A expectativa é de que no ano de 2018, também enfrentemos dificuldades, no que tange à área da educação, devido às novas regras relativas ao congelamento de gastos proposto pelo Governo Federal, para os próximos 20 anos, na área da educação e da saúde. Precisamos ter isso presente no planejamento desse ano, uma vez que teremos que reduzir ainda mais os gastos, para ter o andamento do ano de forma tranquila e para que possamos atender todas as demandas da secretaria”, finalizou o Secretário Alison.