Saudades recebe motoniveladora e escavadeira pelo PAC 2

Aconteceu na sexta-feira (25), no parque da Efacip, em Pinhalzinho, a entrega de máquinas aos municípios da região, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal.

Ao todo, foram entregues 76 máquinas, entre motoniveladoras e retroescavadeiras, a 44 prefeituras do oeste e extremo oeste catarinense. Estiveram presentes no evento, a Ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, deputados federais e estaduais, prefeitos e lideranças de toda a região e do estado.

Conforme o deputado estadual Dirceu Dresch, que articulou a entrega dos equipamentos, as prefeituras estarão recebendo ainda, no próximo ano, um caminhão caçamba, também pelo PAC 2. “As motoniveladora e retroescavadeiras são o primeiro lote desse equipamento. Todas os 269 municípios com menos de 50 mil habitantes vão receber esses equipamentos, mas trabalhamos para que a entrega começasse por aqui”.

Além da entrega das máquinas em Pinhalzinho, na sexta-feira houve também entrega de retroescavadeiras e motoniveladoras em Maravilha; já no sábado (26), a entrega aconteceu em Concórdia.

A Ministra Ideli Salvatti, falando pela presidenta Dilma Rousseff, disse que a presidenta quer, como contrapartida dos prefeitos, muito trabalho, com essas novas máquinas. “Nossa presidente só quer uma coisa de vocês prefeitos: trabalho. As máquinas já vão revisadas e abastecidas; os operadores já receberam o curso técnico. A contrapartida é usar com ética e eficiência esse maquinário”, completou Ideli.

Ao todo, o Governo Federal entregou 136 equipamentos a municípios de Santa Catarina. Com esses atos, todos os 269 municípios catarinenses com menos de 50 mil habitantes terão recebido retroescavadeiras. Até o final do ano, todas as prefeituras também vão receber motoniveladoras. As prefeituras não precisarão dar contrapartida, pois todo o custo será assumido pelo Governo Federal.

O município de Saudades foi contemplado com uma motoniveladora e uma retroescavadeira. Para o prefeito Daniel Kothe, essa é uma grande ação do Governo Federal em prol do desenvolvimento dos pequenos municípios. “Nunca houve uma ação como essa no país, onde municípios de pequeno porte receberam uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. Sem dúvida, é um investimento do Governo Federal que será de vital importância para o desenvolvimento das ações de melhoria de infraestrutura no nosso município”, frisou.

Daniel destacou ainda o fato de que a atual administração já entregou, em dez meses de mandato, cinco máquinas novas – um caminhão caçamba, um trator de pneus com tanque de água, uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora e uma retroescavadeira. “São poucos os prefeitos que têm a honra de entregar em tão pouco tempo de mandato tantas máquinas novas”, resumiu.

O chefe do executivo saudadense falou ainda do empenho da presidenta Dilma Rousseff, agradecendo mais essa ação do Governo Federal, e disse estar honrado em poder entregar essas novas máquinas ao município. “Me sinto uma pessoa privilegiada em poder estar entregando esses equipamentos para o município de Saudades”, concluiu.