Município de Saudades realiza assinatura de convênios

Na manhã de quinta-feira (10), na sala de reuniões da prefeitura de Saudades, aconteceu a assinatura de mais três repasses de recursos – à Associação dos Acadêmicos, ao Grupo de Idosos da Sede e à Sociedade dos Cantores.

Estiveram presentes, na oportunidade, representantes das associações beneficiadas, além do Secretário de Administração Rogério Sehnem, vereadores Everson Jandrei Weber e Osmundo Schuh, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e prefeito Daniel Kothe.

Falando em nome da Câmara de Vereadores, Everson e Osmundo reiteraram a parceria da casa legislativa saudadense com as entidades do município, destacando que tanto a importância em tratar de forma igual entidades e comunidades do município.

Para o secretário Rogério, a presença das entidades na assinatura do convênio é importante, pois mostra também o envolvimento da sociedade com as políticas de apoio. “É de coração que o município procura sempre colaborar”, resumiu.

O vice-prefeito Sadan, em suas palavras, destacou os desafios para 2014, ressaltando que, em virtude do elevado número de projetos previstos para  o ano – que totalizam cerca de R$ 11 milhões – a administração precisa planejar seus recursos, tendo em vista o montante de contrapartida destinado para os projetos que serão executados.

Além disso, o vice-prefeito argumenta que, com o aumento de número de maquinários, a estrutura demanda mais investimentos. “A nossa prioridade é o serviço público e, para isso, precisamos de uma boa estrutura. As demandas do município são muito grandes e nós, como administradores, precisamos buscar sempre o melhor”, frisou.

Já o prefeito Daniel falou do aumento da estrutura da saúde e da educação, sendo que a implantação da hora-atividade, aprovada no final de 2012, por exemplo, exigiu a contratação de mais 37 profissionais na educação.

Já na saúde, além da ampliação do horário de atendimento, o quadro de profissionais também evoluiu. No início de 2013, três médicos atendiam nas Unidades de Saúde do Centro e do Distrito de Juvêncio; hoje, o número triplicou, sendo 09 profissionais atuando nas UBS’s. A Estratégia de Saúde da Família também foi ampliada – passou de 02 para 04 ESF’s.

“A nossa visão é que temos que cuidar bem das pessoas. Esse aumento no número de profissionais acaba gerando custos para o município, mas é essencial para desenvolver as atividades. Vamos ajudar as entidades e as comunidades, mas com os valores que são possíveis para o município, dentro das nossas possibilidades”, explicou Kothe.

Para o prefeito, os recursos repassados às entidades e às comunidades, estas últimas através do OP, possibilitarão melhorias nas condições de infraestrutura e para o desenvolvimento das atividades.