Secretário Rogério participa do 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil

O Secretário de Administração de Saudades, Rogério Antônio Sehnem, participou nesta semana, na terça e quarta-feira (13 e 14), do 2º Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil, realizado na capital catarinense.

Rogério esteve representando o município no evento, que congregou participantes de todo o estado e recebeu palestrantes de outros países, como Estados Unidos e Inglaterra. “Foram tratados diversos temas referentes à Defesa Civil, em especial, sobre a estruturação dessa secretaria no estado, a partir de 2008, com as enchentes que aconteceram em Santa Catarina”, destacou.

Em 2011, foi criada a Secretaria de Estado de Defesa Civil, que monitora e gerencia os riscos no estado. Saudades já foi atingido diversas vezes por intempéries e, por isso, Rogério avalia a participação como sendo muito importante. “Pudemos acompanhar exemplos que o estado nos dá para também fazemos a nossa parte enquanto município. Além disso, os palestrantes internacionais trouxeram experiências em seus países, a fim de minimizar os impactos resultantes dos desastres naturais”, esclareceu Rogério.

De acordo com o Secretário, Saudades hoje está avançada no quesito de Defesa Civil, principalmente, porque há uma equipe designada para a área, mantida pelo poder público municipal, além de haver um engajamento muito grande da comunidade. “A sociedade sempre está presente quando é necessário. Somado a isso, temos um Conselho de Defesa Civil estruturado e isso serve de exemplo no que diz respeito ao voluntariado”, aduziu Sehnem.

Além disso, o município deve estar atualizando a legislação pertinente à Defesa Civil. “Estamos com esse trabalho encaminhado, à frente de muitos municípios. Sabemos que não podemos evitar grandes desastres naturais, mas o que podemos fazer é prevenir e ter uma resposta rápida logo após a ocorrência desses eventos, a fim de que sejam minimizados o mais rápido possível”, completou Rogério.

Aproveitando a participação no seminário, Rogério esteve conversando e agradeceu ao Secretário de Estado de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, uma vez que Saudades já foi contemplado com 05 kits de transposição destinados pela secretaria. “O município se mobilizou para conseguir isso e o prefeito Daniel tem uma boa relação com o Rodrigo. Na oportunidade, apresentei ao Secretário o nosso plano que está sendo elaborado no município, para a construção de novas pontes em concreto e ele achou muito interessante este projeto. Procuramos apresentar isso e buscar o apoio da Defesa Civil do estado nesse sentido”, concluiu o Secretário Rogério.