Prefeito Daniel fala sobre auxílio da municipalidade ao Hospital

O município de Saudades, desde 2013, participa financeiramente com aportes financeiros junto ao Hospital.

A fim de prestar contas à comunidade sobre o apoio da municipalidade à casa de saúde, nesta semana, o prefeito Daniel Kothe explanou sobre alguns números, referentes aos aportes realizados no ano passado, bem como dados referentes a cirurgias realizadas.

Em 2017, foram repassados R$ 412.657,36, divididos em 12 parcelas, com a finalidade de auxiliar no pagamento da folha dos colaboradores do Hospital. “Basicamente, esse recurso foi utilizado para pagamento de pessoal. A prestação de contas está disponível no portal da transparência e pode ser consultada por qualquer pessoa. É a forma que o município participa para a manutenção da equipe”, destaca.

Além disso, foram repassados mais R$ 354.305,00 para manutenção do sobreaviso, também divididos em 12 parcelas. “Quando a pessoa vai para o Hospital, lá existe um profissional médico responsável em atendê-lo. Quem paga esse profissional é a prefeitura. Esse é o chamado sobreaviso”, completa Daniel. Esses dados também estão disponíveis para consulta.

Os valores somados representam um repasse de R$ 766.962,36 no ano. Ainda, em 2017, foram liberadas 123 cirurgias para o Hospital de Saudades, sendo:

– Cirurgias Gerais (Dr. Renan Cascaes Lopes) = 54

– Cirurgias Ortopédicas (Dr. Marco Alécio) = 13

– Cirurgias Ginecológicas (Dr. Jorge Silva Jr.) = 22

– Cirurgias Gerais (Dr. Juan Garcia Reyes) = 34

A grande maioria dessas cirurgias recebe um valor adicional, por meio de um credenciamento feito junto à Amerios. “O nosso Hospital de Saudades está credenciado junto à associação e o município autoriza as cirurgias. Assim, além dos recursos que vêm do SUS, há a participação da municipalidade, com um valor entre R$ 800,00 até R$ 1.200,00, dependendo do tipo de cirurgia, para que ela seja realizada no nosso Hospital. Tudo isso significa um movimento econômico interessante para o Hospital”, afirma Kothe.

O total de cirurgias realizadas em munícipes saudadenses, em 2017, chegou quase a 180 procedimentos, encaminhados via Secretaria de Saúde. “Isso dá uma média de uma cirurgia a cada dois dias, o que é um número bem significativo, pois a fila do SUS está andando e também o município e os cidadãos participam de um processo que funciona”, resume Kothe.

Daniel se mostra otimista e acredita que, no futuro, outras possibilidades devem se efetivar, uma vez que a saúde é uma das prioridades da atual administração. Por fim, o chefe do executivo comenta que, desde o primeiro dia de governo, a linha adotada foi de oferecer oportunidades a todos os profissionais que queiram colaborar e trabalhar para o bem da comunidade saudadense.

“Nossa função, como governo, é abrir portas e buscar oportunidades. É assim que viemos trabalhando e vamos continuar nesse sentido, sem recuar nenhum centímetro sequer. Sempre que há um serviço disponível à nossa população, fazemos um esforço gigantesco para buscá-lo. Se tivermos condições de termos aqui no nosso Hospital, com toda certeza vamos trazer esse serviço para cá. O maior exemplo é o esforço que foi feito para trazer o ortopedista que, só em 2017, no final do ano, fez 13 cirurgias. Para que se tenha ideia, uma cirurgia no joelho, feita de forma particular, custa em torno de R$ 8 mil. E nós, aqui em Saudades, temos a possibilidade de oferecer essas cirurgias pelo SUS, com a participação financeira da prefeitura e realizadas no nosso município”, pondera Kothe.

O chefe do executivo aponta que há um avanço muito grande na área e as ações devem continuar. “Vamos trabalhar para ter médicos aqui que prestem serviços no nosso Hospital, assim como foi feito no Posto de Saúde. Hoje, temos 07 médicos, algo que nunca aconteceu e que foi possível graças ao Programa Mais Médicos, criado pela presidenta Dilma Rousseff, que disponibiliza 04 médicos para o município. Assim, o nosso papel sempre foi e continuará sendo, na área da saúde, abrir portas, buscar possibilidades, e sei que a população está junto conosco nessa busca”, concluiu Kothe.

Secretário Zé Ricardo enaltece benefícios à comunidade

Conforme explica o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, o fortalecimento do Hospital de Saudades, promovido principalmente pelo município e pela participação da comunidade, resulta numa série de benefícios à população.

Primeiro, diminui muito o transporte de pacientes para outros municípios. “Essa parte de logística é uma dificuldade para nós hoje, pois não temos a condição de transportar todos os pacientes”, resume Zé Ricardo.

Segundo, a fila de espera de cirurgias está andando. “Essas pessoas saem da fila, pois estão chegando na vez. O que isso traz de benefício maior ainda é que a grande maioria dessas pessoas estão em idade produtiva. Com isso, podem voltar ao mercado de trabalho e melhorar a sua qualidade de vida, bem como a da sua família”, completa o Secretário.

Zé Ricardo acredita que o esforço conjunto da Administração, Secretaria da Saúde e Hospital vem trazendo, dia após dia, resultados positivos. “Sem contar que, com as cirurgias sendo realizadas aqui, o paciente fica na cidade, os familiares podem visitá-lo, além de outros benefícios que isso traz. É lógico que isso não vem do nada: é fruto do investimento público feito pelo município de Saudades e esforço da equipe da Secretaria da Saúde”, finaliza o Secretário.