Município de Saudades mantém 04 CEIS no interior

Na semana passada, a Secretaria da Educação de Saudades realizou uma visita aos Centros de Educação Infantil (CEIS) do perímetro urbano no município. Porém, também é importante lembrar que o poder público mantém, atualmente, 04 CEIS no perímetro rural.

Conforme o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss, 02 centros localizam-se no Distrito de Juvêncio – CEI Cinderela e CEI Criança Feliz; 01 na Linha Alto Maipu – CEI Borboleta Alegre; e 01 na Linha Santo Antão – CEI Balão Mágico. Saudades é o único município na região que conta com um atendimento tão amplo à educação infantil na cidade e também interior.

“O CEI Criança Feliz é uma creche no meio rural. Os outros centros atendem a partir dos três anos. Assim, além da pré-escola, que é nossa obrigação, também temos esse atendimento de crianças a partir dos três anos, que é feito no meio rural. É uma oportunidade para os filhos dos nossos agricultores terem acesso a uma educação infantil de qualidade antes mesmo da pré-escola, a fim de que os alunos possam se integrar aos poucos ao ambiente escolar”, pontua Alison.

Cabe destacar que os espaços, com exceção do CEI Cinderela, são disponibilizados pelas escolas estaduais; os profissionais e todo o material de manutenção é fornecido pelo município. A nutricionista contratada pela prefeitura faz o acompanhamento da merenda oferecida às crianças, a qual é fornecida pelo estado e reembolsada pelo município.

Tudo isso é possível graças ao Programa Primeiros Passos, construído em 2013 pela administração municipal Daniel e Sadan. O Primeiros Passos, que integra as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social é um feito inédito no estado.

O Programa oferece às crianças do município diferenciais, tais como, horário ampliado de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde; 6 refeições diárias; cerca de 950 crianças que contam com atendimento multiprofissional (professores, pediatra, nutricionista, psicóloga, entre outros).

“Além disso, o objetivo principal é o déficit zero de vagas na educação infantil, tanto na cidade quanto no interior do município. Há, ainda, um acompanhamento por uma vasta equipe de profissionais, onde o trabalho integrado permite atender da melhor maneira possível as nossas crianças”, conclui o Secretário Alison.