Mães são contempladas com kits do Programa Primeiros Passos

Durante essa semana, a primeira-dama Liane Vitali Kothe, o Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss e o Secretário de Assistência Social Diego Zafari estiveram realizando visitas a famílias saudadenses, entregando os kits do Programa Primeiros Passos.

Conforme explica Liane, este é um dos objetivos do Programa. “Fazemos o acompanhamento das gestantes e das crianças, desde o nascimento até os 10 anos de vida. Essa visita é um momento muito gostoso, pois marca a chegada de uma criança, de um membro novo na família e o que a gente faz é parabenizar os pais e desejar boas-vindas a essa criança, além de verificar se há alguma necessidade de acompanhamento por parte da família”, destaca.

Além disso, são repassadas informações referentes ao funcionamento dos Centros de Educação Infantil e Unidade Básica de Saúde. “O Programa Primeiros Passos tem, em seus objetivos e como principal diferencial, o déficit zero de vagas, ou seja, todas as crianças e famílias têm o direito de serem atendidas nos nossos CEIS”, completa Liane.

O PPP está em seu 4º ano de funcionamento, com um grupo de profissionais que conta com professores, agentes educativos, ginecologista, pediatra, psicóloga e nutricionista. No mês de abril, o Programa terá um incremento com novas ações educativas. “Estamos preparando algumas novidades e as famílias receberão daqui uns dias, na agenda dos seus filhos, o que iremos implementar no Programa Primeiros Passos”, explica.

O Primeiros Passos, por ser uma iniciativa pioneira em toda a região, oferece não só atendimento de qualidade às crianças, mas às próprias mães, oportunizando a elas um lugar seguro e com qualidade de atendimento para deixarem seus filhos, durante o horário em que estão trabalhando. “Sabemos que neste momento em que o país vive, de grande recessão econômica e falta de vagas no mercado de trabalho, as pessoas que têm o seu emprego precisam preservá-lo. A municipalidade entra nessa parceria, oferecendo esses locais adequados para atendimento das crianças e, consequentemente, beneficiando as famílias”, pondera a primeira-dama e coordenadora do PPP.

Por fim, Liane parabeniza a todas as famílias visitadas e deseja muita saúde. “Nas próximas semanas, a gente vai dar sequência às visitas”, informa. Os kits entregues às famílias são compostos por uma bolsa, uma manta e uma toalhinha de boca. “É um mimo bem simples, mas que demonstra todo o carinho e a preocupação que a administração municipal tem com essas famílias, principalmente, com essas crianças”, finaliza.