Secretaria de Infraestrutura executa obras e melhorias

Nesta semana, a Secretaria de Infraestrutura de Saudades manteve diversas frentes de trabalho, realizando obras e melhorias nos meios urbano e rural do município. Na quarta-feira (21), o prefeito Daniel Kothe e o Secretário de Agricultura João Brancher acompanharam o Secretário Flávio Hübner na vistoria dessas ações.

Conforme o Secretário Flávio, os trabalhos vêm sendo desenvolvidos dentro de um cronograma estabelecido no início do ano. “Nos programamos com o intuito de realizar os trabalhos em determinada comunidade e executar todos os serviços que existem nesse local, para economizarmos tempo e também evitar o deslocamento desnecessário de máquinas”, aduziu.

O DMER esteve nas Linhas Santo Afonso, Jacutinga e Jabuticaba, melhorando as estradas daquelas comunidades. Já a equipe de bueiros e pontilhões esteve empenhada na execução dessas obras. “Trabalhamos, inclusive, na proteção de fontes na Linha Alto Maipu, em propriedades que tinham dificuldade de água”, resumiu Flávio.

Além disso, outra parte da equipe esteve empenhada nos trabalhos de terraplenagem da Empresa Finestra. Nas ruas municipais, foi feita a colocação de meios-fios e tubulações, além de reparos em calçamentos que apresentavam problemas. “Estamos felizes por mais essa semana de trabalho e esperamos que na próxima semana consigamos continuar com essa mesma ênfase dos nossos funcionários para oferecermos uma infraestrutura melhor para a população”, completou Flávio

Já o prefeito Daniel Kothe destacou outras obras importantes que vêm sendo realizadas. “Estamos, nesse ano de 2018, com uma rodada de trabalhos bastante intensa. Além de estamos cuidando da terraplenagem da Finestra, nós também estamos com duas equipes trabalhando no interior, cuidando da parte do patrolamento, da compactação e da colocação de cascalho”, aponta.

Na Linha Araçazinho, foi executada mais uma ponte em concreto, feita pelo município. Agora, falta apenas realizar o aterramento das cabeceiras. “Temos a previsão de construção de mais uma ponte em concreto na Araçazinho, onde substituiremos a atual ponte em madeira que dá acesso à Linha Santo Antão. São obras que não são gigantescas, mas que são extremamente importantes”, menciona o prefeito. “Numa avaliação geral, podemos concluir que estamos bem avançados, pois as estradas estão em boas condições e vamos entrar no inverno com vias bem estruturadas”, completa.

Ainda, o DMER esteve trabalhando na Linha Julião, onde foi resolvido um problema antigo do local, com o uso do rompedor de rocha, a fim de abrir sarjetas e fazer a travessia de águas pluviais. “Temos muitas situações de terrenos rochosos e, por isso, a aquisição do rompedor que o município realizou se mostra cada vez mais importante, pois com ele, podemos fazer um trabalho diferenciado”, comemora o prefeito.

Já no perímetro urbano, no Loteamento Vitória, foi iniciado o trabalho de abertura da via que dá acesso à Escola Nova, a qual será posteriormente asfaltada, com recursos da municipalidade. Além disso, será construída calçada, margeando a via. Serão pavimentados 2.917,90 m² (aproximadamente 290 metros de comprimento por 10 metros de largura).

“A nossa meta é concluirmos a escola até o final de abril e, por isso, vamos fazer esse asfalto. Com toda a certeza, esse é um dos maiores investimentos feitos pela administração, pois serão investidos R$ 3,5 milhões do Governo Federal para a construção da escola, além de R$ 240 mil do município que foram aplicados na construção do muro de contenção e R$ 180 mil para a execução das fundações na parte sobre o aterro. A previsão é de que agora sejam aplicados R$ 200 mil para o asfaltamento”, pondera Kothe.

Por fim, Daniel anuncia que outro grande investimento será realizado para a conclusão do recapeamento da Avenida Brasil, que deve ser finalizado até o início de maio. “É um projeto bastante importante, pois a nossa avenida está muito danificada e com o recapeamento tenho certeza que vamos deixar essa via com uma cara nova, em excelentes condições, que é o que o nosso comércio e toda a nossa população anseia. Com certeza, será mais uma obra aprovada pela nossa comunidade”, conclui o chefe do executivo.