Prefeito Daniel participa de assembleia da Cresol Pinhalzinho

A Cresol Pinhalzinho realizou, no último sábado (24), no salão paroquial daquele município, assembleia geral ordinária e extraordinária 2018, reunindo expressivo número de associados e lideranças.

Na assembleia extraordinária, estiveram pautadas e debatidas algumas alterações estatutárias, realizadas buscando a adequação do estatuto social, com a participação de todos os associados. Atualmente, a Cresol conta com 3828 associados em condição de votar.

Na sequência, o Presidente Cizinando Biazus conduziu a assembleia geral ordinária, onde se realizou a prestação de contas do exercício 2017, esta, aprovada por unanimidade. Logo após, coordenada pela comissão eleitoral, ocorreu a eleição do novo Conselho Administrativo, onde Romeu Both foi eleito presidente da Cresol Pinhalzinho, para o mandato de 4 anos.

Compõem o novo conselho – Presidente: ROMEU BOTH; Vice-Presidente: VANDERLEI FENNER; Secretário: CIZINANDO BIAZUS; Membros do Conselho: CLÉO KAPPAUN, DARCI DEFAVERI, DARCI RAUBER, LEONIR PEDRO MALDANER, ELTON LUIZ FREY e JAIME GIEHL.

Conforme explica o presidente eleito, o desafio para os próximos anos é continuar fortalecendo um cooperativismo de economia solidária, promovendo o desenvolvimento. “Procuramos não onerar o nosso associado. Desta forma, podemos afirmar que a Cooperativa vem cumprindo seu papel, tendo em vista que conseguimos financiar as atividades produtivas e, assim, manter as famílias no campo, estruturando as propriedades, inclusive, permitindo que muitas famílias retornem às atividades agrícolas, devido às operações de credito realizadas junto à Cresol. Isso nos deixa muito satisfeitos”, comenta Romeu.

Ainda, a Cresol tem avançado significativamente no que diz respeito ao quesito público, tendo em vista que está buscando políticas e ações que possam contemplar os associados do meio urbano. “Construímos diversas ações e o conselho tem contribuído nesse processo de elaborar políticas estratégicas e também de fomento a negócios no meio urbano. Buscamos avançar também nesse aspecto, pois um dos princípios da cooperativa é a sustentabilidade institucional, e isso é materializado por meio da busca e concretização de negócios”, pondera o presidente eleito.

Both enaltece ainda o compromisso e a responsabilidade do Conselho de Administração, composto por pessoas qualificadas e que representa os 14 municípios de abrangência da Cresol Pinhalzinho, contemplando as diversas categorias e visões dos associados da cooperativa. Além disso, ele acredita que os próximos anos serão de grandes desafios, mas com reais perspectivas de crescimento.

“Com muita organização e com responsabilidade, buscaremos superar os desafios no que diz respeito ao mercado, à elaboração de produtos, serviços e negócios que sejam atrativos ao atual quadro social, bem como para novos associados, tanto do campo quanto da cidade, para o jovem e para o idoso, enfim, para todos os segmentos organizados da sociedade. Como estímulo, mantemos o olhar voltado a tudo de bom e concreto que já realizamos na Cresol, uma vez que somos uma Cooperativa relativamente nova, com 13 anos de constituição. Porém, já conseguimos, nesse período, apresentar muitos resultados positivos e agora precisamos manter essa dinâmica de construção coletiva com todo o nosso quadro social”, completa Romeu.

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, que participou da assembleia geral da Cresol, destaca que o grande número de associados participantes no evento demonstra o trabalho sério que a cooperativa realiza. “A Cresol tem um diferencial, que é atender, principalmente, o público da agricultura familiar”, resume.

O chefe do executivo enalteceu ainda o processo histórico de construção da cooperativa, que é integrada dentro de um sistema que atua na região sul do Brasil, com uma boa perspectiva de crescimento. “Assim como as demais cooperativas de crédito da nossa região, a Cresol é uma instituição muito confiável para cuidar da parte financeira, especialmente, dos nossos agricultores e agricultoras. Quero aproveitar e parabenizar toda a direção e equipe da Cresol pela belíssima assembleia e tenho convicção que essa instituição continuará trazendo bons resultados para os agricultores, especialmente, para o desenvolvimento dos nossos municípios”, finaliza o prefeito Daniel.