Samae realiza plantio de árvores em área de compensação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Saudades (Samae), realizou na terça-feira (27), com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, o plantio de árvores na área de compensação ambiental, situada no Loteamento Vitória.

De acordo com o Diretor do Samae, Gerson Alberto Fröhlich, a ação é necessária, como forma de “compensação” às intervenções humanas, principalmente, relativas à instalação de Estações de Tratamento de Água (ETA’s) feitas pela autarquia. “Os órgãos reguladores, como a Fatma, exigem que seja feita essa compensação ambiental em função de alguma intervenção realizada no meio ambiente”, destaca.

São 150 mudas de árvores plantadas, de seis espécies diferentes, todas nativas da região. “O Samae aproveitou esse espaço no Loteamento Vitória e concretizou essa ação”, resume Gerson. Agora, será feita uma delimitação da área recuperada; em breve, placas de sinalização também deverão ser colocadas. “É proibida a entrada de máquinas e mesmo pessoas neste local, pois podem ser atingidas as árvores que foram plantadas”, completa.

Gerson frisa ainda que esta é uma ação boa para o meio ambiente, uma vez que o Samae precisa intervir em outros locais. “É gratificante fazer isso, pois é um trabalho que visa preservar a nossa natureza, a fim de que possamos utilizar os recursos disponíveis, mas sem agredir o meio ambiente, preservando-o às futuras gerações”, conclui o gestor da autarquia municipal.