ACS participam de reunião

A Secretaria da Saúde de Saudades realizou, na terça-feira (17), reunião com os Agentes Comunitários de Saúde do município.

De acordo com o Secretário José Ricardo Ternus, dentro do planejamento feito pela pasta, está programado este encontro mensal com os profissionais. A reunião é coordenada pelas enfermeiras, responsáveis pelos ESF’s.

Na reunião desta semana, houve também a participação das farmacêuticas da Unidade Básica de Saúde, Ana Carolina Ternus e Juliana Zeni. “São colaboradoras que têm uma função muito importante na Secretaria da Saúde, pois elas são responsáveis pela distribuição de medicamentos às pessoas”, afirma Zé Ricardo.

As profissionais entregaram aos Agentes de Saúde um livro contendo algumas orientações sobre o uso dos medicamentos. “A automedicação é um tema que já faz muito tempo que vem sendo debatido em todo o país. As pessoas procuram cuidar disso e é importante sempre tomar qualquer medicamento somente com orientação médica ou de algum profissional da área que tenho conhecimento”, completa o Secretário.

Há alguns anos, foi feita uma campanha de coleta de medicamentos que não são mais utilizados, a qual possivelmente deverá ser retomada. “Precisamos destinar esses medicamentos de forma correta. Para o município, o custo disso equivale praticamente ao da compra do medicamento. Mas é importante darmos um destino certo para o que não é mais utilizado”, acredita Zé Ricardo.

Além da entrega do livro contendo dicas sobre o uso de medicamentos e destinação daqueles que não têm mais utilidade, foram feitos alguns esclarecimentos aos ACS, que, nas palavras do Secretário Zé Ricardo, são o elo de ligação entre a Secretaria de Saúde e população.