III Seminário Municipal do Leite e I Seminário Sobre Legislação Previdenciária e Tributária Rural reúne grande público

A Administração Municipal de Saudades, por meio da Secretaria da Agricultura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), Associação dos Municípios do Entre Rios (AMERIOS) e Estado de Santa Catarina, promoveu, na terça-feira (24), o I Seminário Sobre Legislação Previdenciária e Tributária Rural e III Seminário Municipal do Leite.

Prestigiaram o evento, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Agricultura João Carlos Brancher, Secretário de Administração Rogério Sehnem (representando o prefeito Daniel Kothe, que não pôde se fazer presente), além dos secretários Diego Zafari (Assistência Social), Alison Ivonei Hoss (Educação) e José Ricardo Ternus (Saúde), vereadores Alécio Jahnke, Marilise Warmling e Jones Mohr, tendo ainda um expressivo público presente prestigiando as palestras do dia.

A palestra inaugural foi proferida por Alice Terezinha Bieger – Coordenadora do Cadastro do Produtor Primário da Secretaria de Estado da Fazenda e também por Ari José Pritsch – Coordenador do Movimento Econômico da Secretaria do Estado da Fazenda, tratando sobre a Nota Fiscal do Produtor primário.

Na sequência, o Coordenador de Arrecadação do SENAR/SC, Emerson Gava, palestrou acerca da Contribuição do Funrural.

Fechando a rodada de palestras na parte da manhã, o representante da Agência da Previdência Social de Chapecó, Eduardo Bonamigo, falou sobre os Benefícios Previdenciários, em especial, os que concernem aos segurados especiais (classe em que se enquadram os produtores rurais).

Na parte da tarde, os palestrantes da CIDASC Pedro Roberto da Silva Flores e Ivan Ulsenheimer falaram sobre a Brucelose e Tuberculose e suas consequências, além do tema da certificação das propriedades rurais.

Fechando o seminário, o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, falou a respeito do mercado do leite e perspectivas para o futuro, trazendo à tona inúmeros dados relacionados à cadeia produtiva leiteira e suas mudanças no país e no mundo.

De acordo com o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), este foi um momento ímpar para os agricultores agregarem conhecimento. “Sabemos que em Saudades a nossa maior fonte de renda é a agricultura. Tivemos sucesso em outras edições do seminário, mas neste ano, foi um evento especial, com uma grande participação dos agricultores, que vieram buscar conhecimento para somar à sua atividade. Por isso, saímos na frente de outros municípios e queremos parabenizar a Secretaria da Agricultura e os parceiros pela realização do seminário”, destacou.

O Secretário João Brancher, por sua vez, avaliou positivamente o evento e enalteceu as diversas palestras, que possibilitaram muitas informações ao público participante. “A adesão dos produtores superou as nossas expectativas, sendo que tivemos mais de 200 participantes, graças a um trabalho feito pela Secretaria de Agricultura, convidando as pessoas para comparecer. Esse evento de sucesso é fruto de um trabalho sério, que deu bons resultados”, finalizou Brancher.