Família Wolf investe na produção de energia fotovoltaica

Na tarde da quarta-feira (23), o prefeito Daniel Kothe, o Secretário de Agricultura João Brancher e o técnico Jones Mohr empreenderam uma visita à propriedade do senhor Edo Wolf, situada no Distrito de Juvêncio, interior de Saudades.

A família Wolf, que tem na atividade avícola uma das principais fontes de renda da propriedade, investiu recentemente na produção de energia fotovoltaica, conhecida popularmente como energia solar. A visita da comitiva se deu no intuito de conhecer um pouco mais sobre o modelo implantado.

“Inclusive, para garantir o acesso a esta propriedade, o município de Saudades construiu duas pontes em concreto. Uma ponte havia sido danificada na enchente de 2015 e, no outro local, havia apenas tubos. Fizemos essas obras extremamente importantes e visualizamos que os produtores também fazem sua parte, ao realizarem investimentos”, comenta o prefeito Daniel.

Além dos três aviários que atualmente estão em produção, a família Wolf investiu mais R$ 165 mil para a construção do sistema de produção de energia fotovoltaica. As placas foram instaladas no telhado de um dos aviários.

Conforme o chefe do executivo, essa é uma nova experiência, que tende a ter muito êxito, pois trabalha com a redução nos custos de produção. “O investimento é feito numa única vez, num montante significativo. No entanto, com o passar do tempo, ele se torna altamente viável, pois reduz de forma sensível o consumo de energia das distribuidoras. Ainda, há uma vantagem: a energia restante, que não é consumida, é injetada na rede e quando não se consegue produzir a energia solar, essa energia excedente pode ser consumida como crédito”, explica Kothe.

O prefeito ressalta ainda que a propriedade conta com o trabalho familiar, inclusive, visando à sucessão. “Queremos parabenizar o produtor e toda a família. Hoje, dois filhos ajudam na atividade e, possivelmente, haverá sucessão familiar. Esse é um investimento de médio a longo prazo que trará bons resultados. Parabenizamos também o trabalho da Secretaria de Agricultura, que acompanha esses investimentos e essas novidades nos empreendimentos rurais do nosso município”, completa Daniel.