Saudades inaugura nova EMEF

O Município de Saudades inaugurou no sábado (07), uma das suas maiores e mais importantes obras públicas executadas nos últimos anos: a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). A ação faz parte das estratégias do Programa Primeiros Passos.

O evento contou com a participação do prefeito Daniel Kothe, primeira-dama e coordenadora do PPP Liane Vitali Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan) e esposa Zenaide, presidente da Câmara Everson Jandrei Weber e demais vereadores, Secretários Alison Ivonei Hoss (Educação), Diego Zafari (Assistência Social), José Ricardo Ternus (Saúde), Flávio Hübner (Infraestrutura), Rogério Sehnem (Administração) e João Brancher (Agricultura), diretoras Claudete Jahnel (EMEF) e Eliamar Corradi (Educação), além de demais colaboradores municipais, pais, alunos e comunidade em geral.

A obra foi executada com recursos de convênio com o Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no valor de R$ 3.521.260,41, tendo ainda uma contrapartida do município de aproximadamente R$ 1 milhão, totalizando mais de R$ 4,5 milhões investimentos.

A escola conta com 12 salas de aula, sala de direção, sala de coordenação, secretaria, biblioteca, sala de professores, sala de informática, grêmio estudantil, auditório, laboratório de ciências, refeitório, vestiário, quadra coberta, espaço de lazer e estacionamento, perfazendo uma área de 3.228,08 m².

O presidente do legislativo, Everson Jandrei Weber, falando em nome dos vereadores, destacou que esta é uma obra de grande importância para todos os munícipes e que vai contemplar um grande número de estudantes. “Temos que agradecer a todos que se esforçaram e se empenharam em buscar os recursos, em especial, ao prefeito Daniel. Os nossos professores e as nossas crianças merecem este espaço bonito e nos sentimos felizes por estar entregando esta tão importante obra”, aduziu.

O Secretário de Educação Alison Ivonei Hoss afirma que esta é uma obra histórica e que o momento foi de comemoração com os alunos e famílias. “Esta escola será um legado para que os nossos munícipes e, principalmente, as nossas crianças, possam estar utilizando este espaço por muitos e muitos anos”, ponderou.

De acordo com a primeira-dama e coordenadora do PPP Liane Vitali Kothe, o programa, implantando em 2013, vem sendo melhorado a cada ano. Hoje, é oferecido horário diferenciado de atendimento nas creches e na unidade básica de saúde; 6 refeições diárias; cerca de 1000 crianças atendidas; atendimento multiprofissional, com professores, pediatra, nutricionista, psicóloga e ginecologista. Além disso, neste ano, foram implantados dois novos projetos: a Contação de Histórias e o Aprendendo com Música, visando aprimorar cada vez mais o programa.

“A educação é um caminho seguro à conquista da dignidade humana e é também o sonho e a esperança de uma vida melhor, pois a melhor herança que podemos deixar para nossos filhos é a educação. A escola nova inaugura uma nova fase do Programa Primeiros Passos, que é o investimento na melhoria da infraestrutura física, uma vez que as vagas são garantidas a todas as crianças desde 2013”, frisou Liane.

Para o vice-prefeito Sadan, com este espaço mais bonito e aconchegante às crianças, haverá uma evolução no atendimento proporcionado pelo Programa Primeiros Passos. “Temos a certeza que as nossas crianças serão muito bem atendidas. Isso faz com que nosso futuro e o futuro dos cidadãos saudadenses esteja garantido. Saudades está muito evoluída na questão da educação, tanto que as metas que o Brasil deverá atingir em 2050, nós já temos superadas. Ficamos felizes por participar desta que é uma conquista de todos nós”, pontuou.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, o Programa Primeiros Passos, iniciado em 2013, previa, incialmente, o atendimento à totalidade das crianças do município, em horário integral. Uma das metas, que era a melhoria da infraestrutura, concretiza-se agora, com a conclusão da escola nova. “Este espaço tem tudo o que as crianças precisam e com certeza é um ambiente diferenciado para proporcionar cada vez mais uma melhor educação. Isso vem ao encontro do que nos propomos quando construímos o Programa. Na época, dissemos que inicialmente seriam abertas as vagas, para todos; o segundo passo era investir em infraestrutura, com a construção de novos espaços. Essas duas coisas precisavam caminhar juntas, de forma planejada”, disse.

Ainda de acordo com o chefe do executivo, para que isso acontecesse, foram buscados recursos externos, com parlamentares que são parceiros do município. “Nesta obra, investimos R$ 4,5 milhões, sendo R$ 1 milhão da prefeitura e R$ 3,5 milhões do Governo Federal, intermediados por parlamentar. Foi muito trabalho, com a ação de muitas pessoas, em especial, da nossa equipe da educação, que priorizou esse projeto, a fim de que tivéssemos essa estrutura. Ainda faltam alguns pequenos detalhes que serão ajustados, mas a obra está pronta. A partir do dia 30, as aulas da EMEF iniciarão aqui e a escola estará à disposição da nossa comunidade”, concluiu Kothe.