Secretário Zé Ricardo avalia ações da saúde

Nesta semana, o Secretário da Saúde de Saudades, José Ricardo Ternus, fez uma avaliação dos trabalhos que o setor vem desenvolvendo nos últimos meses.

Conforme Zé Ricardo, o momento vivido pela secretaria é bom e isso se deve a um planejamento feito no início do governo. “Procuramos sempre fazer um esforço grande para podermos, junto com o Marcos e a Olívia, que são quem nos ajudam a coordenar o trabalho, fazer com que tenhamos resultados”, disse.

Zé explica que de outubro de 2017 até o momento, foram realizadas 90 cirurgias gerais, 30 cirurgias de ortopedia e 25 cirurgias de ginecologia e obstetrícia. Além disso, foram credenciados os hospitais de Saudades e Pinhalzinho.

“Todos os dias temos emergências, temos coisas novas, diferentes, mas a gente tem uma vontade grande de acertar. Se às vezes não fizemos o melhor que cada um gostaria para si, é porque temos um planejamento e precisamos respeitar isso, pois no Sistema Único de Saúde, o acesso é universal e precisamos respeitar as necessidades maiores, que nem sempre são as daquele que não te dinheiro para pagar, mas sim, daquela pessoa que no momento que precisa tem de ter à sua disposição o que de melhor a gente pode oferecer”, comenta o Secretário.

A regulação tem ajudado a organizar as filas de espera do SUS, embora Zé Ricardo acredite que existam alguns pontos negativos. Além disso, os ESF’s estão organizados de forma satisfatória, mas deverão ser reprogramados logo após a homologação do concurso público e contratação de novos profissionais.

O Secretário destaca ainda que o município dispõe de quatro profissionais médicos que são pagos pelo Governo Federal, o que representa uma economia significativa de recursos aos cofres públicos. “É por tudo isso, pelo esforço e pela programação que temos, que conseguimos sempre fazer alguma coisa a mais. Se não tivéssemos esses médicos pagos pelo Governo Federal, certamente não teríamos tantos profissionais, o que significa que não conseguiríamos atender a livre demanda da nossa comunidade”, frisa.

Zé Ricardo se mostra satisfeito com os resultados, ao passo que aponta que ainda há que se avançar. “Estamos vivendo um período bom, de uma forma organizada e com a população tendo atendimento. Eu sei que existem lugares que é muito difícil, nós aqui temos as nossas dificuldades, mas estamos avançando de uma forma gigante, tentando fazer sempre o melhor para a população do nosso município”, conclui o Secretário da Saúde.