Agentes de Saúde do município de Saudades participam de reunião

Na manhã da segunda-feira (11), as agentes comunitárias de saúde do município de Saudades participaram de reunião, na Casa da Amizade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, a fim de serem feitos alguns esclarecimentos, principalmente sobre a implantação da 4ª Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município e também sobre o fim dos agendamentos das consultas.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Ricardo Ternus, a adoção do médico da família, proposta pela ESF, é uma exigência do Ministério da Saúde, sendo que a implantação de mais uma equipe possibilitará um maior repasse de recursos do Governo Federal para o município, para se investir na área da saúde.

O secretário argumenta ainda que agora, com a vinda da profissional Karize Aimi, pelo Mais Médicos, tendo assim quatro clínicos gerais atendendo na unidade de saúde, foi abandonado o sistema de agendamento de consultas. “A intenção do agendamento era desafogar o atendimento no posto. Agora, com mais um médico, acreditamos que os profissionais darão conta dos atendimentos”, acredita.

Sobre a 4ª ESF, o secretário afirma que grande parte dos municípios da região já adotaram o sistema. “Com a criação da 4ª Estratégia de Saúde da Família, esperamos melhorar ainda mais o atendimento à população”, resume.

José Ricardo acredita ainda, que no próximo ano, será aberto mais um posto de saúde, para diminuir a concentração de pessoas num só local, facilitando ainda mais o atendimento. “Além do atendimento no posto, no horário normal e também no horário estendido, o Hospital realiza também o atendimento, inclusive nos finais de semana e feriado, sendo que a prefeitura repassa um valor mensal para ajudar a pagar o sobreaviso”, conclui o Secretário da Saúde.