Seleção Geral foi realizada pelo Exército Brasileiro

Na manhã de terça-feira (11), representantes do Exército Brasileiro estiveram no município de Saudades, onde ocorreu a Seleção Geral de jovens que se alistaram no Serviço Militar Obrigatório neste ano.

A seleção aconteceu no Clube XV de Novembro. De acordo com o Tenente Andrade, delegado do Serviço Militar, nesta etapa, são feitos exames de saúde e odontológico, entrevistas e testes físicos. “Posteriormente, é feito o relatório da seleção. Alguns já serão dispensados hoje, tendo em vista possíveis problemas de saúde, se algum cidadão já for casado e é arrimo de família, ou outras situações deste tipo”, comenta.

Neste ano, 73 jovens se alistaram na Junta de Serviço Militar do município, sendo que 68 foram designados para comparecer à Seleção Geral. Além disso, jovens de municípios vizinhos também compareceram na etapa realizada em Saudades.

Conforme o Tenente Andrade, logo após a fase de seleção no município, os jovens que forem dispensados devem passar na Junta de Serviço Militar, junto à prefeitura, para retirar o Certificado de Dispensa de Incorporação. Os classificados para a próxima etapa, devem acompanhar a convocação, diretamente no sistema online, pelo site: www.alistamento.eb.mil.br. Estes participarão da Seleção Complementar, no quartel em São Miguel do Oeste.

Por fim, o Tenente destaca que é importante que os jovens estejam em dia com o Serviço Militar. Caso contrário, terão uma série de complicações na vida civil, uma vez que somente quem está em dia com o Serviço Militar pode retirar passaporte, ingressar no serviço público, na faculdade, além de outros transtornos que a falta da documentação pode acarretar. “O cidadão que concorrer à seleção, sendo voluntário ou não, vai poder estar numa das instituições mais sérias do país e terá uma escola que nunca mais vai esquecer na vida”, concluiu Andrade.