Separação e recolha de lixo é tema principal de encontro dos ACS

Na manhã de terça-feira (25), a Secretaria de Saúde de Saudades promoveu mais um encontro com os Agentes Comunitários de Saúde. Fizeram-se presentes, o Secretário José Ricardo Ternus e equipe e o prefeito Daniel Kothe.

Conforme Zé Ricardo, entre os temas tratados, estiveram o recredenciamento da clínica Chicoski e Garcia, o incremento do convênio com o Hospital Saudades, dentre outras pautas.

O assunto principal, porém, foi o tema da separação e da recolha do lixo, bem como sua correta destinação. A representante da Tucano Obras e Serviços, Engenheira Agrônoma Sílvia Conte, esteve tratando sobre o tema com os ACS.

“Estamos debatendo isso com as entidades e clubes de serviço. Vamos distribuir um material explicativo nos próximos dias. Penso que será um trabalho muito grande e muito bom, mas todos precisam ajudar, pois só a prefeitura e os Agentes de Saúde não darão conta. Eles vão ajudar a informar, mas é preciso que cada um, em sua casa, contribua, com a separação do lixo, a fim de darmos um destino correto, ajudando, assim, a cuidar da nossa casa e também do meio ambiente como um todo”, frisou Zé Ricardo.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, conclamou a toda comunidade para se engajar na campanha da coleta seletiva do lixo. “Um dos grandes desafios da sociedade moderna e, especialmente, da sociedade de consumo, é justamente o que fazer com os resíduos e aquilo que tradicionalmente jogamos fora. Sabemos que tudo que descartamos vai para algum lugar e é importante trabalhar a conscientização, para que primeiramente possamos reduzir a quantidade de resíduos e lixo produzido”, disse.

Assim, a abordagem enfocou a necessidade da mudança de hábitos, priorizando a utilização de embalagens retornáveis ou com alto índice de reciclagem. Ainda, falou-se sobre a separação correta do lixo, os dias de recolha (segunda, quarta e sexta – lixo orgânico e rejeitos; terça e quinta – lixo reciclável), acondicionamento de forma adequada, bem como a instalação de pontos nos acessos próximos à cidade onde moradores do interior podem depositar lixos que são oriundos de rejeitos – como fraldas, por exemplo.

De acordo com Kothe, todos são responsáveis pelo lixo. “A campanha que faremos, de agora em diante, junto às escolas, com o apoio das nossas Agentes Comunitárias de Saúde e clubes de serviço, terá como objetivo retomar a consciência de que cada um precisa fazer a sua parte, para que tenhamos uma cidade bonita, limpa, organizada e, especialmente, sem lixo. Isso é papel de cada um de nós. Vamos nos engajar e ajudar nesta campanha, pois somente nós vamos construir um lugar melhor para se viver”, finalizou o prefeito.