LEO Clube Ômega de Saudades promove palestra sobre o respeito às diferenças

Para discutir o tema “Qual a diferença em ser diferente ou igual”, na última sexta-feira (21), o LEO Clube Ômega de Saudades promoveu uma palestra com a psicóloga Luana Uberti. O evento, gratuito, ocorreu no Clube XV de Novembro e reuniu estudantes da Escola de Educação Básica Rodrigues Alves e sociedade em geral.

A palestrante destacou que cada um tem sua peculiaridade e, muitas vezes, aceitar as diferenças dos outros é um desafio, mas é necessário. “Temos vários círculos de amizade e de convivência, mas em cada um deles, somos únicos. Somos todos diferentes. Eu sou igual aos outros na possibilidade de construir a coletividade, que é quando a gente pensa no todo, respeitando cada integrante de nossos grupos”, explicou Luana.

Entre os assuntos abordados, também foi falado sobre bullying e a heranças de desrespeito às diferenças, que muitas vezes carregamos conosco. Para a estudante do 3º ano da Escola, Suelen Cristina Eichelberguer, a palestra foi bem interessante, principalmente por entender que muitas pessoas conservadoras ainda não conseguem aceitar pessoas muito diferentes delas.

“Eu consegui tirar boas reflexões. Muitas vezes excluímos as pessoas por motivos fúteis. Um exemplo é julgar alguém somente pelo sobrenome, um costume de nossos familiares que muitas vezes acabamos repetindo também. Temos que mudar isso para vivermos melhor com as pessoas e proliferarmos a cultura da paz”, assinala Suelen. Texto/fonte: Gabriel Wildner Kreutz.