Museu Victorino Affonso Lenhardt realiza mostra “Velho Xapecó: o Sertão Desconhecido”

A Secretaria de Educação de Saudades, por meio do Museu Público Municipal Victorino Affonso Lenhardt trouxe, em parceria com o Centro de Memória do Oeste (CEOM/Unochapecó), a exposição com o tema “Velho Xapecó: o Sertão Desconhecido”.

A mostra é aberta ao público.  O evento iniciou na quarta-feira (26) à tarde e segue nesta quinta e sexta feira, durante todo o dia, em horário comercial. Agendamentos de visitas de turmas numerosas podem ser feitas pelo telefone (49) 3334-0256, na Secretaria da Educação. 

Informações sobre a mostra:

Velho Xapecó: o Sertão Desconhecido – O Sertão é, a rigor, o espaço do abstrato, do distante, o lugar da aventura, do risco. É também um espaço de população desconhecida, habitado por um imaginário repleto de significados e contrastes em relação à civilização.

No oeste catarinense, de princípios do século XX, falar de sertão abarca todas essas representações e faz dessa uma região à qual se lançam os aventureiros, os corajosos, os desbravadores.

Desbravar! Povoar! Colonizar! Palavras de ordem nas primeiras décadas, contrapondo-se, por vezes de forma violenta, aos modos de vida dos habitantes do sertão. Mais que contar uma história factual, essa exposição pretende trazer à tona as muitas possibilidades de se contar uma mesma história. É composta por 20 banners nas dimensões 90x120cm.