Realizada a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Aconteceu na tarde da quarta-feira (26), no Centro de Convivência dos Idosos Nossa Senhora do Bom Conselho, a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Saudades.

O encontro contou com a participação de usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes da sociedade. O prefeito Daniel Kothe, o Secretário de Assistência Social Diego Zafari, colaboradores da Secretaria, do CRAS e do Conselho Tutelar, representantes da Polícia Militar e do Poder Judiciário e a vereadora Marilise Warmling também se fizeram presentes.

O evento foi realizado numa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A conferência foi conduzida pela Assistente Social Roselaine Camatti.

Conforme o Secretário Diego Zafari, a avaliação do evento foi positiva. “Certamente, é uma oportunidade muito importante para a comunidade participar, participando de importantes deliberações e discutindo sobre o tema, pois sempre precisamos evoluir, para atender de forma que possamos contemplar todas as nossas crianças e adolescentes”, disse.

Na conferência, além do debate por eixos temáticos, foram escolhidos delegados que representarão o município na conferência estadual; na sequência, acontece também a conferência a nível federal, a fim de debater e fomentar ideias que venham a atender as políticas públicas em favor de crianças e adolescentes.

O prefeito Daniel Kothe, em sua fala, ressaltou a importância em promover políticas públicas de inclusão, principalmente na área da educação, cultura e esporte, a fim de contemplar o público alvo. “Impactados pelo momento que vivemos no país, que é o pré-eleitoral, é importante que façamos um debate dessa natureza para ajudar a fundamentar ações do governo com relação às políticas públicas, seja a nível federal, estadual e municipal. Para que possamos reduzir no país os níveis de violência e desigualdade e para que possamos ter uma sociedade mais justa e fraterna, é importante que a gente invista na criança e no adolescente, com a promoção de políticas públicas de educação, desde a infância, bem como ações na área da cultura e esporte”, aduziu.

Por fim, Kothe ressaltou que o tema da violência precisa ser discutido, uma vez que a redução dos níveis de criminalidade só será efetiva se forem feitos investimentos nas áreas estratégicas. “Claro, precisamos também de geração de emprego e renda às famílias, mas isso é relativo aos adultos. Inserir crianças e adolescentes no âmbito de políticas públicas essenciais, como as da área da educação, com toda certeza vai ajudar, em muito, a reduzirmos os índices de violência”, concluiu o prefeito.