Secretário Alison participa do Encontro Mundial das Casas Familiares Rurais

O Secretário de Educação do município de Saudades, Alison Ivonei Hoss, esteve participando entre os dias 11 a 20 de outubro, do Encontro Mundial das Casas Familiares Rurais. O evento foi realizado na França e no Senegal.

De acordo com Alison, em Lyon e em Paris, entre os dias 11 a 13, reuniram-se representantes das Casas Familiares da França e da América Latina; já entre os dias 15 a 20, no Senegal, realizou-se o Encontro Mundial, com a presença de 26 países do mundo todo, sendo a grande maioria da África. Brasil e Colômbia estiveram representando o continente Americano.

“Participaram 4 representantes do Brasil e 2 representantes da Colômbia e foi um momento muito importante, onde pudemos discutir várias possibilidades para cursos técnicos voltados ao meio rural, além de conhecer as dificuldades encontradas nas Casas Familiares a nível de mundo e também apontar algumas soluções e, principalmente, trabalhar visando alguns objetivos futuros para que sejam implantados em nosso país”, afirma Hoss.

Nas palavras do Secretário, a experiência foi muito proveitosa, com um grande aprendizado. “Conseguimos relacionar as diferentes realidades e, com certeza, a realidade vivida no Senegal se traduz numa vida muito sofrida, em função da falta de chuva e de precários investimentos do poder público”, completou Alison.

A título de comparação, os projetos desenvolvidos em Santa Catarina, são voltados para a ampliação das atividades na propriedade; já no Senegal, os projetos desenvolvidos são feitos para garantir o alimento de subsistência às famílias.

Já sobre a questão da educação, no Senegal, em torno de 60% das crianças conseguem terminar o ensino fundamental e em torno de 20% terminam o ensino médio. “Então, é uma problemática muito grande e há alguns estudos que apontam que mais da metade da população de lá é analfabeta, ou seja, não tem conhecimento nenhum. As dificuldades são muito grandes. O país tem cerca de 16 milhões de habitantes, dos quais apenas 5 milhões de pessoas têm condições de comprar alimento. O Senegal é uma nação muito rica, com muito petróleo, mas a preocupação do governo é vender o produto e não investir no país”, aduziu Alison.

Conforme o Secretário, o encontro realizado no país africano teve por objetivo apoiar e incentivar as atividades desenvolvidas. “Assim, quem sabe, o governo olhe de forma mais humana para a sociedade senegalesa, que é muito sofrida”, concluiu Hoss.