Ações são apresentadas ao Conselho de Agricultura

Aconteceu na tarde de sexta-feira (09), na Câmara de Vereadores de Saudades, a reunião com o Conselho de Agricultura do município.

O encontro contou com a participação do prefeito Daniel Kothe, vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), Secretário de Agricultura João Brancher, vereadores Alécio Jahnke, Marilise Warmling, Jones Mohr e Osmundo Schuh, representantes da Epagri e Cidasc e grande número de conselheiros.

De acordo com o Secretário João Brancher, inicialmente, foram apresentados alguns trabalhos da Epagri. Ao mesmo tempo, foram aprovados os nomes dos agricultores contemplados com o crédito fundiário. “Com isso, conseguiremos manter os nossos agricultores no campo, principalmente o nosso jovem, que busca um crédito para se manter na agricultura”, destacou.

A Secretaria de Agricultura realizou também um balanço das atividades desenvolvidas até o momento. “Apresentamos números bastante significativos, sendo que temos o auxílio a terraplenagens, cisternas e esterqueiras, além do melhoramento genético e outros programas. O nosso agricultor está caminhando cada vez mais num rumo de desenvolvimento na agricultura familiar”, completou Brancher.

Nas palavras do prefeito Daniel Kothe, neste ano estão sendo comemorados resultados importantes. Exemplificando, o chefe do executivo citou o programa Rebanho Forte, onde 43 propriedades já estão certificadas como livres da brucelose e tuberculose no município. “Isso é extremamente importante e muito positivo”, sintetizou.

Além disso, Kothe falou de outros importantes programas e ações, como a sinalização no meio rural e também a construção de pontes. “Só neste ano, foram executadas 5 novas pontes de concreto, num projeto que faz parte do Programa Caminhos do Campo, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura juntamente com a Secretaria da Agricultura, somado a tantas outras coisas boas que podemos destacar”, frisou.

Por fim, o prefeito enalteceu a importância do Conselho de Agricultura. “Acredito que é um órgão importante de regulação, para discutir as políticas relacionadas ao tema da agricultura e é imprescindível que os seus membros tenham conhecimento de tudo que está acontecendo. Temos, agora, vários investimentos nos diversos setores produtivos do nosso município e é importante que o Conselho tenha conhecimento do que está acontecendo e acompanhe as políticas que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria”, finalizou o prefeito Daniel.