Espetáculo do Grupo de Danças Jugend Vorwärts encantou público

O Grupo de Danças Alemãs Jugend Vorwärts realizou no domingo (18), o espetáculo de dança folclórica e popular “Jugend Vorwärts Dançando a Cultura Germânica há 25 anos”.

O projeto cultural, desenvolvido durante o ano, foi selecionado pelo projeto Estação Cultura, desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura do Estado de Santa Carina e teve parceria com o Fundo da Infância e Adolescência.

A apresentação aconteceu na sede da AERC, contando com a presença de autoridades, patrocinadores e grande número de participantes da comunidade saudadense e regional. O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), a vereadora Marilise Warmling e a Diretora da Educação Eliamar Corradi estiveram representando o poder público municipal.

O repertório da noite contou com danças folclóricas apresentadas no início da associação, além de apresentações artísticas folclóricas atuais, que emocionaram e encantaram o público presente.

Para a execução do projeto, estiveram envolvidos 134 dançarinos, entre crianças, jovens, adultos e idosos, que representaram e encenaram a história da cultura germânica que a associação desenvolveu e desenvolve nos seus 27 anos de existência.

Conforme o presidente da Associação, Gilnei Wagner, o espetáculo foi uma forma de agradecer a todos que contribuíram com o grupo e mostrar a grandeza da cultura germânica. “O momento é mágico, mas, por trás de tudo isso, há muito suor, muito trabalho e muita preocupação em relação a todos os detalhes”, disse.

Wagner agradeceu ainda às diretorias que já estiveram à frente do grupo e, em especial, à professora Lúcia Leifheit, idealizadora do grupo. “Muitos agradecimentos aconteceram até hoje a ela, e neste espetáculo não foi diferente. Ela é a grande idealizadora do grupo. Agradecemos também a todas as autoridades, aos patrocinadores e ao poder público pelo apoio. Atualmente, temos seis categorias ativas, envolvendo desde crianças até idosos. Por isso, realizamos este espetáculo, para proporcionar também um presente à nossa comunidade, que sempre confiou muito no grupo de danças alemãs e também vive essa cultura”, completou.

O vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), em sua fala, parabenizou o Grupo Jugend Vorwärts pelo trabalho desenvolvido e por levar o nome de Saudades a todo o país. “O grupo sempre buscou seu espaço. São 27 anos de história e, ao longo desses anos, ajudou muito na questão social e cultural do nosso município, realizando um trabalho belíssimo e fazendo com que nossas crianças aprendam e gostem da cultura alemã. É espelho do povo do nosso município, muito trabalhador e ordeiro e é importantíssimo preservarmos essa cultura”, aduziu.

Sadan também destacou a importância dos patrocinadores, que ajudam o grupo nas atividades do dia a dia, além do incentivo prestado pelo poder público do município. “Tudo isso faz com que a gente sinta orgulho deste grupo e, neste momento, só temos a elogiar e agradecer de forma especial também à nossa comunidade, que sempre vem apoiando ações neste sentido”, finalizou o vice-prefeito.