Realizado encerramento da ginástica para os idosos

Foi realizado na quarta-feira (05), o encerramento da Ginástica dos Idosos. As atividades tiveram início no começo do ano, abrangendo idosos acima dos 55 anos de ambos os sexos, contando com 45 alunos.

O Secretário de Assistência Social Diego Zafari e a professora Lilian Sganzerla participaram do encerramento. As atividades aconteciam duas vezes na semana, nas segundas e quartas-feiras, no Centro dos Idosos e também na Praça do Hospital, na academia ao ar livre.

Conforme a professora Lilian, as atividades realizadas envolviam coordenação motora, equilíbrio, fortalecimento muscular, aeróbico, além da parte lúdica e descontraída das atividades e brincadeiras. “Todas essas valências são muito importantes nessa idade, onde o idoso não pode parar de interagir com o meio, e realizar a atividade física em si, para seu melhor desenvolvimento nas atividades diárias que necessita fazer”, disse.

Outro ponto importante é que os exercícios sempre foram executados respeitando a limitação física de cada um dos participantes. “Atividade física nesta idade prolonga e muito a vida deles, contribui para a diminuição dos medicamentos, da pressão alta, problemas cardíacos, respiratórios, motores, posturais, problemas de memória, de isolamento, entre outros fatores de risco presentes nesta idade. Procurei sempre deixar eles se sentindo bem, sem dores, com autoestima elevada e sensação de bem-estar, para que tenham a prática da atividade física como algo a se realizar diária em suas rotinas”, completou Lilian.

De acordo com o Secretário Diego Zafari, as atividades de ginástica fazem parte do Projeto Envelhecer com Alegria. “Temos, durante todo o ano, o acompanhamento da profissional de educação física que faz este trabalho duas vezes por semana. Julgamos ser algo necessário e importante, pois os exercícios físicos ajudam na qualidade de vida das pessoas da terceira idade, além de fazer a inclusão deles de forma social e em interação com outras pessoas, atendendo assim o nosso público idoso”, aduziu.

No próximo ano, o projeto terá continuidade. “Vamos aperfeiçoar algumas coisas ainda, pois o grupo nos fez alguns pedidos. Neste ano já tivemos algumas melhorias, como a oferta de aulas duas vezes por semana, além de termos iniciado as atividades já em fevereiro. Então, novas coisas deverão ser implantadas também a partir de 2019”, finalizou Zafari.