Saudades sediou Campeonato Catarinense de Patinação

Aconteceu na última semana, iniciando na quinta-feira (24), o XXI Campeonato Catarinense de Patinação Artística. O evento, sediado no município de Saudades, estendeu-se até o domingo (27), totalizando 4 dias de grandes espetáculos e competições.

O Show de abertura aconteceu nesta sexta-feira (25), às 20 horas no Ginásio Municipal, contando com a presença de atletas e público em geral. Estiveram também presentes vereadores, professores, além do prefeito Daniel Kothe, que esteve deixando sua mensagem em nome da administração municipal.

O campeonato, que é a nível estadual, contou com a participação de 16 clubes vindos de todas as regiões do estado de Santa Catarina, onde participaram aproximadamente 192 atletas na disputa por medalhas em várias categorias durante os 4 dias de competição. O Grupo Os Brilhantes, de Saudades, participou com 32 atletas, tendo um aproveitamento de 28 medalhas.

Conforme Fernanda Lamb, presidente do grupo saudadense, foram 24 modalidades disputadas. “Algumas modalidades são somente a nível estadual e outras classificam para disputa a nível brasileiro”, diz.

“O Grupo Os Brilhantes tem, em primeiro lugar, uma função social, a qual está diretamente ligada em incentivar o esporte e a cultura aos jovens de nosso município, sendo que a patinação une essas duas atividades, por isso causa encantamento ao público que assiste aos shows e apresentações individuais. O grupo recebe incentivos monetários municipais e todas as demais rendas arrecadadas são revertidas para a compra de materiais e para custear os deslocamentos do grupo na participação em festivais e campeonatos”, afirma Fernanda.

A realização do campeonato em Saudades ajuda a destacar o município a nível estadual e fortalece e incentiva os atletas saudadenses a conquistarem cada vez mais medalhas e impulsiona outros jovens a praticar a patinação. “Desta forma, a atual diretoria agradece a colaboração da prefeitura municipal através do departamento da cultura e esporte, o apoio e prestígio de toda a comunidade e aos patrocinadores do evento, pois unidos fizemos um campeonato de sucesso e nos deixa portas abertas para a realização de próximas edições”, completa a presidente do Grupo.

Para o prefeito Daniel Kothe, a patinação envolve esporte, arte e cultura. “Eu tenho uma admiração muito especial pelo fato dessas crianças, jovens e adolescentes praticarem um esporte tão bonito. Parabéns a todos, continuem assim, levem toda essa prática, esse exercício de treinamento e disciplina para a vida de vocês”, concluiu Kothe.