Sábado D realiza coleta de preventivo de câncer uterino e campanha de vacinação contra a gripe

No dia 26 de abril, a Secretaria de Saúde de Saudades realizou mais um Sábado D. Nesta oportunidade, o setor de enfermagem desenvolveu 120 atendimentos de coleta de preventivo de câncer uterino.
O trabalho realizado pelas enfermeiras da unidade de saúde, visa diminuir as filas de espera, na qual o atendimento na rotina, durante a semana, está muito saturado. “Este exame do preventivo de câncer uterino também é realizado nas unidades de saúde, aqui em Saudades, todas as segundas-feiras e nas quartas-feiras, com agendamento”, explica a enfermeira Fabiane Lasch. 
Ainda conforme a profissional, o maior foco na realização dessas datas específicas é atender as mulheres que não conseguem vir durante a semana realizar o seu exame.
Também foram vacinadas contra a influenza (gripe), aproximadamente 400 pessoas, também no sábado, dia 26. Foram imunizadas crianças de 06 meses até 04 anos, gestantes, idosos, e pessoas com doenças crônicas, e profissionais da saúde. 
“Esta campanha se estende até o dia 09 de maio, caso o Ministério da Saúde não prorrogue-a. Para as pessoas que ainda não fizeram a sua vacina, estamos convocando a todos para se fazerem presentes até essa data, onde oficialmente encerra a campanha de vacinação deste ano”, complementa Fabiane.
As vacinas são realizadas em horário de expediente, das 07:30 horas até às  17:30 horas;  no horário da noite, a Unidade de Saúde não conta com vacinador. “Solicitamos a todos que queiram fazer a vacina contra a influenza que se façam presentes em horário comercial ou ao meio dia”, completa a enfermeira.