Ações dos Programas Caminhos do Campo e Cidade da Gente são retomadas

A Secretaria de Infraestrutura de Saudades retomou, no início deste ano, as ações dos Programas Caminhos do Campo – no interior, e Cidade da Gente – no perímetro urbano, visando a melhoria na trafegabilidade das ruas e vias rurais do município.

Para tanto, foi colocado em funcionamento, nesta semana, o novo britador, que aumentará a capacidade de produção de material significativamente, dando condições de trabalho para o efetivo alargamento e recuperação de estradas no meio rural. Como a Celesc está em fase de análise do projeto da rede elétrica que alimentará os motores do britador, o mesmo foi colocado em funcionamento com o uso de um gerador, cedido pela Ceraçá.

De acordo com o prefeito em exercício Osmar Prestes (Sadan), a rede de energia deverá ser executada nos próximos dias. “Gostaríamos, de público, agradecer a empresa Ceraçá, pela cedência do gerador, o que nos deu a condição de fazer os primeiros testes com o britador. Durante a semana, vamos fazer os ajustes necessários para que, dentro do planejamento realizado no início do mandato, possamos ter a condição de produzir brita em grande quantidade para concretizarmos as ações do Programa Caminhos do Campo e termos estradas com qualidade”, disse.

No mesmo sentido, o Secretário de Infraestrutura Flávio Hübner argumenta que, com o novo britador funcionando, o alargamento e abaulamento de estradas deve ser intensificado. “Para conseguirmos fazer isso, a brita é fundamental. Tínhamos o britador menor, que nos ajudou muito, mas sentimos a necessidade de aumentar a produção, pois a demanda é muito grande”, pontuou.

Além disso, nesta semana, teve continuidade o trabalho de asfaltamento aos bairros, sendo concluída a primeira etapa do acesso ao Bairro Boa Vista. Conforme Flávio, o trabalho foi interrompido por falta de matéria prima na usina do consórcio CIDIR, mas deve ser retomado tão breve a situação seja normalizada. A expectativa é de que, no máximo, até o início da semana que vem, o trecho seja concluído.

“Isso nos deixa muito felizes, pois uma das grandes metas da nossa administração é executar o asfaltamento dentro do perímetro urbano. Pelo que percebemos, todos gostariam de ter asfalto na sua rua. Mas, nesse primeiro momento, nosso objetivo é deixar cada bairro com a rua principal de acesso asfaltada”, argumentou Hübner.

Nas palavras do prefeito em exercício Osmar Prestes, estas obras – realizadas unicamente com recursos da municipalidade – só são possíveis graças ao cuidado com o dinheiro público. “Toda essa parte de gestão pública nos deu a condição de já em janeiro estar executando obras. O asfalto está ficando com muita qualidade, pois, neste trecho, em praticamente toda a extensão da rua, tivemos a condição de estarmos compactando com o rolo. Além disso, usamos um pouco mais de massa asfáltica e estamos felizes com o resultado. Assim será feito em outros bairros, sucessivamente, durante o ano, para que os nossos saudadenses tenham mais qualidade de vida”, concluiu Sadan.