Saudades implantará o Programa GPS Rural

A Secretaria de Agricultura de Saudades promoveu, na tarde de terça-feira (19), na sala de reuniões da prefeitura, um encontro para falar sobre o Programa GPS Rural, que será implantado no município.

Participaram do encontro, o prefeito Daniel Kothe, o vice-prefeito Osmar Prestes, secretários municipais e colaboradores da Secretaria de Agricultura, além do representante da empresa que desenvolve o sistema, Daniel Pozzer.

Conforme o responsável pela Agricultura, Alexandre Schuh, o estudo para implantação deste programa já vinha sendo realizado há algum tempo. “Resolvemos dar o pontapé inicial e conversar com as lideranças sobre este programa, que visa mapear toda a nossa malha viária municipal, bem como todas as propriedades rurais”, destaca.

Dentre os principais objetivos deste mapeamento, estão a agilidade no atendimento a ocorrências policiais, de saúde e outras emergências, além de referenciar comunidades e possíveis pontos turísticos ou de interesse. Os dados serão disponibilizados apenas para entidades cadastradas, como Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. “Isso possibilitará um acesso mais rápido, em caso de necessidade, às comunidades e propriedades”, frisa Alexandre.

Com a implantação do GPS Rural, as propriedades serão cadastradas e receberão um número que, com base no sistema desenvolvido, fornece com exatidão a localização da propriedade. “Isso vai melhorar muito o atendimento, como por exemplo dos Bombeiros, e quem sabe muitas vezes salvando vidas”, completa Schuh.

Em Santa Catarina, o sistema de GPS Rural já foi implantado em Chapecó, sendo que o município de Saudades será o segundo no estado a ter disponível esta importante tecnologia. “Mais uma vez somos pioneiros, assim como já fomos em várias outras ações e, com certeza, isso vai facilitar a vida de todos nós dentro da comunidade”, conclui Alexandre.