Ações de combate à Dengue estão em andamento

A Secretaria da Saúde de Saudades, por meio do setor de Vigilância Sanitária, está realizando uma série de ações visando ao combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.

De acordo com a responsável pelo setor, Varnise Kipper, além do controle, o objetivo é acompanhar e monitorar a infestação do mosquito no município. “Todas as famílias estão recebendo a visita de equipes e dos Agentes de Saúde, que foram capacitados nesta semana para fazer vistorias nas residências, além de repassar orientações para os moradores”, destaca.

A preocupação da Vigilância Sanitária não é em vão: no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os dados mostraram que o perímetro urbano está altamente infestado pelo mosquito. “Tivemos um caso externo de Dengue e esta pessoa circulou no município, o que é um problema. Agora, estamos investigando um caso suspeito, que pode ter contraído a doença aqui, ou seja, um caso autóctone”, complementa Varnise.

A situação é de alerta por parte da Secretaria da Saúde. Por isso, as pessoas devem ajudar, verificando suas casas e terrenos, eliminando todo e qualquer local que possa acumular água, além de evitar o descarte de lixo em locais não adequados. Além disso, outra dica importante é de que as pessoas usem repelente de forma frequente.

“Queremos evitar que a nossa população tenha Dengue e, para isso, precisamos da ajuda de todos, para que verifiquem se não existem locais com água parada. Pedimos também ajuda para que as pessoas cuidem nas construções civis, para que não fiquem recipientes com água acumulada. Precisamos da colaboração de toda a comunidade para enfrentar o problema”, completa a responsável pela Vigilância Sanitária.

Varnise lembra ainda que, caso a pessoa apresente algum sintoma da Dengue, procure a Unidade de Saúde o mais breve possível.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta > 38.5ºC;

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo (Fonte: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/dengue).