Pente-fino para eliminar criadouros do mosquito da Dengue é realizado no perímetro urbano

A Secretaria da Saúde de Saudades realizou, nesta semana, um trabalho envolvendo os Agentes Comunitários de Saúde e também parte da equipe da Secretaria de Infraestrutura, com o intuito de fazer uma varredura no perímetro urbano, a fim de eliminar objetos e locais com água parada.

Esta ação tem por objetivo acabar com os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. De acordo com o Secretário da Saúde José Ricardo Ternus, foram encontrados muitos problemas, como cisternas desprotegidas, lixo descartado de forma inadequada, além de outros com água acumulada.

“Essa é uma das ações que desenvolvemos durante esta campanha, onde estamos nos dedicando todos os dias para evitarmos um problema maior”, afirma. Na noite desta quinta-feira e também amanhã, sexta-feira (28 e 01), será feito um trabalho de fumigação em todo o perímetro urbano.

Paralelo a esta ação, a Secretaria da Saúde pede às pessoas para que também façam a dedetização em suas casas e nas empresas, a fim de combinar os esforços para a eliminação, especialmente, do Aedes aegypti, vetor da Dengue, além de outros insetos e animais peçonhentos.

Zé Ricardo lembra que alguns cuidados, especialmente com animais de estimação, são necessários, durante o período de fumigação. “É usado um veneno que matará baratas, mosquitos e aranhas e, por isso, sempre é preciso ter um cuidado especial quando se usa este tipo de produto. Gostaríamos que todos também se programassem e fizessem essa ação em suas residências, para termos um resultado, de fato, mais eficiente”, conclui o Secretário.