Encontro com Gestores Municipais da Amerios debate tema da educação

Aconteceu na manhã de sexta-feira (22), no Clube XV de Novembro, em Saudades, o encontro com os gestores públicos municipais e professores da Associação dos Municípios do Entre Rios (Amerios).

Na oportunidade, esteve proferindo uma palestra o Assessor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e Cultura, Luiz Hudson Guimarães, que falou sobre a educação e novas perspectivas. Estiveram presentes também o presidente da Amerios e prefeito de Palmitos, Norberto Gonzatti, Deputado Estadual Dirceu Dresch, prefeito de Saudades Daniel Kothe, entre outras autoridades.

O presidente da Amerios agradeceu a parceria do município de Saudades com a associação. “Hoje é um dia diferente, pois com certeza teremos muito a aprender”, disse Gonzatti.

Para o Deputado Dirceu Dresch, o tema da educação é muito importante. “Temos um grande desafio pela frente, proporcionar uma educação de qualidade às crianças. Nosso país tem feito um trabalho extraordinário não só na educação, mas também em outras áreas”, aduziu. Dresch parabenizou ainda Saudades pelo pioneirismo na região, com a implantação do Programa Primeiros Passos.

Em suas palavras, o vice-prefeito Osmar Prestes (Sadan), falou da importância em ter como palestrante um representante do MEC. “Poderemos apresentar a todos o que já é feito e também o que pode ser feito”, frisou. Sobre o Primeiros Passos, Sadan foi enfático, dizendo que as desigualdades só podem ser diminuídas com educação de qualidade. “Quando lançamos o Programa, pensamos em fazer uma política para contemplar o ser humano, para termos uma sociedade mais justa”, citou.

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, falou da importância do acesso à informação. “Para termos uma sociedade com mais condições de vida e mais igualdade, é necessário uma educação de qualidade. Devemos pensar a educação como ferramenta de inclusão”, disse.

Daniel falou ainda do Programa Primeiros Passos, e também das ações que já vêm sendo desenvolvidas no município. “Queremos construir condições para o desenvolvimento pleno das pessoas, por isso pensamos num programa que integra as secretarias da saúde, educação e assistência social”, completou.

O palestrante Luiz Hudson Guimarães, parabenizou inicialmente o município pela condução do Programa Primeiros Passos, “não só pela grandeza do programa, mas pela integração entre os três setores, que o mesmo proporciona”.

Após, Luiz fez explanações sobre as políticas do MEC, bem como apresentou programas relativos à educação e prioridades do ministério. “Saudades está no caminho certo, quando investe em educação infantil, pois essa é uma das prioridades do MEC”, enfatizou Guimarães.