Município de Saudades sofre com fortes chuvas

A chuva que atingiu o Oeste de Santa Catarina, desde a madrugada de quarta-feira (30), causou inúmeros estragos na região. Segundo a Defesa Civil do Estado, em cerca 11 municípios ocorreram alagamentos e deslizamentos.

Em Saudades, a Defesa Civil esteve em estado de alerta, monitorando os níveis dos rios que cortam a cidade, principalmente o Rio Saudades, que passa pelo centro. Conforme o responsável pela Defesa Civil, Pedro Heinzen, foram registrados pontos de alagamentos, na Avenida Brasil (no trecho da via em que há uma ponte sobre o Rio Taipas).

Na ponte sobre o Rio Saudades, próximo à empresa Finestra, a ponte também ficou totalmente interditada. Pontos de alagamento e interdição de vias foram registrados ainda no interior do município. A igreja matriz, de Saudades, que estava sem telhado, em virtude da troca do mesmo, também sofreu com as fortes chuvas, ficando parcialmente alagada.

Segundo o Secretário de Agricultura do município, Jacinto Kreutz, foi registrada uma precipitação de mais de 200 mm. “As perdas na agricultura foram mais em áreas de várzeas, próximas aos rios, sendo que as lavouras mais afetadas foram as de soja e também pastagens”, afirma.

Conforme o prefeito Daniel Kothe, os elevados níveis de precipitação causaram diversos transtornos. “Praticamente todos os pontilhões e pontes estavam submersos e tivemos muitos problemas de alagamentos. O Rio Saudades provocou muitos prejuízos, o Rio Taipas também esteve com um nível muito elevado, o que causou transtornos no perímetro urbano”, comentou.

Em função do aumento do nível dos rios, muitas famílias foram removidas, principalmente de lugares mais vulneráveis. Ainda segundo relatos, o Rio Chapecó também registrou elevado volume de água. “O comentário dos moradores ribeirinhos é de que há muitos anos o rio não apresentava um volume de água tão elevado. Isso fez com que os moradores do perímetro rural também tivessem muitas perdas”, exemplificou o vice-prefeito, Osmar Prestes (Sadan).

Ainda de acordo com Daniel, o município decretou, na quarta-feira (07) situação de emergência, em virtude dos prejuízos como danificação de pontes, pinguelas, tubulações, estradas e outras vias, além de acarretar prejuízos principalmente à agricultura. “Vamos buscar ajuda de fora do município, principalmente do governo do estado, junto à Defesa Civil, para nos auxiliar com recursos financeiros para que possamos fazer a recuperação das estradas danificadas”, analisa o prefeito.

Apesar da alta precipitação, nenhuma vítima foi registrada, sendo apenas contabilizados prejuízos materiais. “Esses danos matérias, vamos buscar trabalhar e recuperá-los o mais rápido possível”, completa Kothe.

Outros municípios da região também sofreram com a alta precipitação, registrando alguns transtornos. O município de Saltinho esteve com a SC 160 interditada, devido a desmoronamentos de pedras no asfalto; a mesma rodovia (SC-160) também apresentou desmoronamento, no município de Saudades, no trecho que liga a cidade a Cunhataí e São Carlos.