Mais um grupo de combate ao tabagismo forma-se em Saudades

No final do mês de abril, iniciou mais uma fase do tratamento de pacientes dependentes do tabaco. Este encontro realizou-se na Câmara de Vereadores de Saudades, na terça-feira (29), onde foi realizada a entrega simbólica de uma muda de árvore aos pacientes que já em 2013, cessaram o uso do tabaco. Na oportunidades, estes também deram seu depoimento sobre o ato de parar de fumar.

Para as pessoas que iniciaram o tratamento agora, as opiniões de quem conseguiu deixar de fumar são de grande valia, pois sempre surgem dúvidas. “Os mesmos têm dificuldades muitas vezes ao aderir ao tratamento. E ainda a mídia faz com que as pessoas não enxerguem os malefícios do cigarro”, argumenta a enfermeira Fabiane Lasch.

Hoje no Brasil, anualmente morrem 80 mil pessoas com doenças relacionadas ao cigarro. No município de Saudades, está sendo realizando agora o 6º grupo de apoio e tratamento para o combate ao tabaco, onde já mais de 100 pessoas decidiram e conseguiram parar de fumar.

O ato de parar de fumar gera uma economia muito grande para o Sistema Único de Saúde, em tratamentos de doenças relacionados ao uso do cigarro. Dentre as principais doenças causadas pelo uso de tabagismo estão relacionados o câncer de pulmão, câncer de boca, câncer de mama, câncer de bexiga, câncer de nariz, câncer de garganta, enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica, dentre tantas outras.