Prefeito Daniel Kothe participa de seminário com Ministra Tereza Campello em Lages

O prefeito de Saudades, Daniel Kothe, esteve na quinta-feira (21), em Lages, participando do Seminário Catarinense de Assistência Social, com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Ao falar dos avanços, perspectivas e desafios da área, a ministra apresentou os resultados do Programa Bolsa Família, que completou 10 anos em 2013. Tereza Campello destacou ainda a importância da Assistência Social para as mudanças nas políticas públicas do Brasil e, principalmente, a parceria entre o governo federal, estados e municípios. “O Brasil mudou muito e a maior expressão disso é que as políticas sociais são prioridade no governo. E uma das grandes transformações é que o Brasil é referência mundial em tecnologia social”, afirmou.

O evento foi organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Lages. O objetivo é levar informações para os profissionais que atuam na área social nas prefeituras catarinenses sobre captação de recursos federais. Participam prefeitos, secretários municipais de assistência social, parlamentares, equipes técnicas e profissionais da área, conselheiros municipais de assistência social e outros conselhos afins.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), atingiu quase R$ 60 bilhões em investimentos, além das transferências de renda dos programas sociais. Um dos exemplos de aplicação é as mais de 7.400 unidades de Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no país.

Outro programa citado foi o Bolsa-Família, carro-chefe dos programas e iniciativas do Cadastro Único (CadÚnico) como ganhador do I Prêmio para Desempenho Extraordinário em Seguridade Social (Award for Outstanding Achievement in Social Security), anunciado no dia 15 de outubro, em Genebra, na Suíça. Trata-se de um reconhecimento ao combate à pobreza e à promoção dos direitos sociais da população mais acometida pelas desigualdades.

Para o prefeito Daniel Kothe, entre as discussões do seminário, estiveram em pauta temas relevantes, como o combate à pobreza, passo importante para o desenvolvimento dos municípios. “Saudades, embora tenha um nível de vida bastante elevado e pessoas com boas condições de vida, precisa manter ações de inserção dos munícipes, proporcionando acesso às áreas de alcance social, como saúde, educação e habitação”, exemplificou Kothe.