Nutricionista realiza atividade de Educação Nutricional na EMEF

    Nos dias 07 e 08/10, foi realizada uma atividade de Educação Nutricional com alunos de todos os quintos anos da EMEF. A atividade consistiu em mostrar o impacto dos diferentes tipos de processamento de alimentos na saúde.

    A nutricionista Karoline Barros explicou o que são alimentos in natura, processados e ultraprocessados, baseando-se no Guia Alimentar para a População Brasileira. A mesma destaca que o ideal é consumir alimentos da forma mais natural possível (ex: frutas, vegetais e legumes in natura), moderando o consumo de alimentos processados (ex: vegetais em conserva de salmoura) e evitando ao máximo o consumo de alimentos ultraprocessados (ex: biscoitos recheados). “Quanto mais processado é um alimento, mais prejudicial ele se torna para a saúde devido ao acréscimo de inúmeras substâncias, muitas vezes artificiais, que podem desencadear diversas doenças” destacou a nutricionista.

  Após as explicações, foi realizada uma dinâmica chamada “Semáforo da Alimentação”, onde os alunos tinham que colocar imagens de alimentos na sua respectiva caixa (verde para in natura, amarelo para processados e vermelho para ultraprocessados). O objetivo da atividade foi fornecer maior autonomia de escolhas alimentares para os alunos.

  As crianças responderam questionários no início e no final da atividade, afim de mostrar o conhecimento prévio e posterior à apresentação sobre esses tipos de alimentos.