Feriado de Finados é Marcado por Conscientização Contra a Dengue

Na véspera do dia de finados, aumenta a preocupação em relação ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue e chikungunya. Nos dias que antecedem o feriado, familiares vão até o cemitério para realizar limpeza no túmulo do seu ente querido. Com isso, pode ocorrer o acúmulo de água e de lixo, tornando-se um possível criadouro de larvas do mosquito.  Além disso, as flores que são depositadas nos túmulos também podem acumular grande quantidade de água, devido às embalagens e aos recipientes que acomodam as flores.

 

Diante disso, os agentes de endemia do município, Osmundo Schuh e Lari Hoffmann, fazem um alerta à população: “Neste dia 01 de novembro, estamos fazendo um trabalho de panfletagem nos cemitérios, conscientizando as pessoas sobre a risco de proliferação das larvas, uma vez que já foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti no cemitério municipal. Aproveitando a oportunidade, fica o alerta, também, para que a população supervisione as calhas de chuva das residências, considerando que tivemos muita chuva nos últimos dias, a sujeira que estava no telhado pode ter se acumulado na calha, fazendo com que a água fique parada”.

 

Portanto, aos que desejam levar flores aos seus entes queridos, sugere-se que optem por flores naturais, sem embalagem plástica, de preferência plantadas na terra e sem pratos embaixo dos vasos. Além disso, tomem cuidado com o tipo de recipiente e com o tipo de flor que depositarão no jazido, de forma que não acumulem água.