EMEF SAUDADES REALIZOU 1ª MOSTRA DO CONHECIMENTO

A 1ª Mostra do Conhecimento da EMEF Saudades, realizada no dia 19 de outubro de 2019, foi considerada um sucesso por toda a comunidade escolar. A Mostra teve como objetivo valorizar o conhecimento produzido pelos alunos no decorrer do ano letivo, expor aos pais e à comunidade em geral os belos trabalhos realizados pelas crianças e integrar a escola e as famílias.

 

Com uma proposta clara de ensino-aprendizagem, cada turma (ano) e áreas de ensino buscaram demonstrar, por meio de suas produções com fotos e maquetes, alguns conteúdos aprendidos no decorrer do ano. Os 1.?? Anos e a Sala de Apoio Pedagógico, a partir de uma proposta de aprendizagem lúdica, exploraram o mundo da leitura e da escrita, a descoberta do mundo letrado. Os 2.?? Anos exploraram o tema “Bairros e Comunidades”, onde os alunos tiveram a oportunidade de localizar suas moradias, conhecer os bairros e os limites do município. Os 3.?? Anos trouxeram a proposta de estudar e apresentar aos visitantes um pouco da história do município e suas famílias, desde os tempos da colonização até os dias atuais. Para a Mostra, os 4.?? Anos trabalharam com o tema “Água”, abordando sua importância para a sobrevivência das espécies e o ciclo da água na natureza, explorando o gênero textual dos cordéis. Os 5.?? Anos apresentaram seus estudos relacionados à produção de diferentes fontes de energia, bem como seus conhecimentos sobre astronomia e sistema solar. A disciplina de Educação Física possibilitou, aos visitantes, conhecer e interagir com vários instrumentos e objetos utilizados em diferentes modalidades esportivas. Na Educação Ambiental, foi possível acompanhar vários experimentos, bem como entender como ocorre uma explosão vulcânica e a diferença entre uma cidade limpa e poluída. Na disciplina de Arte, foram expostos vários trabalhos, feitos pelos alunos, onde foram utilizadas variadas técnicas de desenho e pintura, além de maquetes representando releituras de igrejas de diferentes épocas e estilos arquitetônicos.

 

A direção da escola, juntamente com os professores, considera que a 1ª Mostra do Conhecimento foi um grande sucesso. Houve grande empenho dos alunos em participar, pois eles puderam mostrar aos pais e visitantes os conhecimentos adquiridos na escola a partir dos conteúdos trabalhados em sala. O sucesso do evento foi dimensionado, ainda, pela grande quantidade de famílias que se fizeram presentes na Mostra, prestigiando, apreciando e incentivando os alunos e professores nesse tão importante processo de construção social que é ensinar e aprender.

 

A direção da EMEF agradece a presença das famílias e o grande empenho dos professores e alunos para a realização da 1ª Mostra do Conhecimento da EMEF Saudades.