Seminário Municipal da Educação

No dia 11 de novembro, segunda-feira, foi realizado o Seminário Municipal da Educação em Saudades/SC. O evento iniciou no período matutino e se estendeu até as 19h.

Pela parte da manhã o debate foi ministrado pelo professor e deputado federal Pedro Uczai, que desenvolveu o tema: O novo FUNDEB e os desafios do financiamento da educação. Diante disso, foi abordada a temática do financiamento público da educação e da importância que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) tem para a educação, uma vez que financia as etapas da educação básica, desde a creche até o ensino médio, e possui vigência somente até o fim do próximo ano (2020).

No período vespertino o seminário foi conduzido pela professora Inês Marmitt Pilatti, que abordou a unificação dos currículos para a educação infantil e o ensino fundamental, de acordo com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após essa explanação, a professora incentivou o debate acerca do currículo base da educação municipal, onde, na oportunidade, os profissionais presentes no seminário puderam fazer seus questionamentos e realizar colocações pertinentes, a fim de que se possa construir, gradativamente, um currículo que atenda as demandas do município.

Alison Ivonei Hoss, secretário municipal da educação, avaliou o evento: “Foi um dia muito produtivo para os profissionais da educação que atuam no município, pois tiveram a oportunidade de esclarecer suas dúvidas, expor suas opiniões e preocupações em relação às mudanças previstas para a educação básica. As temáticas abordadas pelo professor Pedro Uczai e pela professora Inês foram de extrema importância, uma vez que as escolas municipais também deverão sofrer as consequências”.

O prefeito municipal, Daniel Kothe, também falou sobre a realização do evento: “Precisamos destacar a importância de mantermos os fundos para o desenvolvimento da educação, uma vez que, se for diminuída a quantidade de dinheiro a ser investido na educação, teremos menos recursos, menos professores, menos escolas e, consequentemente, menos vagas para os filhos e filhas dos trabalhadores terem onde estudar e estudar com qualidade, além disso, teremos menos condições de investirmos em infraestrutura para oferecermos uma educação de qualidade. Só se constrói oportunidades e igualdade para a sociedade se tivermos uma educação pública de qualidade”.

Acesse os links abaixo e confira os depoimentos do prefeito Daniel Kothe e do secretário Alison Hoss.