Sala Cirúrgica do Hospital de Saudades Recebeu Investimentos

Na última sexta-feira (24), aconteceu o ato de entrega dos equipamentos que foram adquiridos para tornar a sala de cirurgia do Hospital de Saudades ainda mais acessível, prática e completa, com ampla estrutura para oferecer, cada vez mais, um tratamento cirúrgico de qualidade aos pacientes. No ato de entrega dos equipamentos, estiveram presentes os membros da diretoria da Associação Hospitalar Beneficente de Saudades e lideranças locais, entre elas, o prefeito Daniel Kothe e o vice-prefeito Osmar Prestes, atualmente prefeito em exercício.

Agora, o hospital conta com um aparelho de videolaparoscopia, por meio dele serão realizadas cirurgias por vídeo que, por sua vez, são consideravelmente menos invasivas do que as cirurgias abertas, pois não exigem grandes cortes, apenas pequenas incisões por onde é introduzido o laparoscópio e os instrumentos cirúrgicos necessários, proporcionando, ao paciente, a recuperação mais rápida e menos dolorida. Também foi adquirido um arco cirúrgico, que consiste num equipamento de Raios-X, que fornece imagens digitais, em tempo real, durante os procedimentos cirúrgicos, contribuindo para a eficiência da cirurgia, além de ser prático, de fácil manuseio e que fornece imagens eficientes com baixa dose de radiação.

Após o ato de entrega, foi discutido e assinado o convênio anual entre o município e o hospital. Com esse convênio, a administração municipal repassará determinado valor à Associação Hospitalar, para que este continue bem estruturado para atender a população.

José Ricardo Ternus, secretário da saúde do município, frisa a importância da parceria entre a administração municipal e o hospital beneficente: “Esse convênio tem uma função de extrema importância para nossa população, porque é um valor grande. Vamos repassar para o hospital, este ano, mais de R$500.000,00 (quinhentos mil reais), que vai ajudar a custear as despesas do nosso hospital, para poder dar atendimento à nossa população. A unidade básica de saúde e o hospital são duas instituições diferentes, mas uma complementa a outra no atendimento. Além desse valor repassado, haverá outro gasto com o pagamento do sobreaviso dos médicos, que também prestam serviço à nossa comunidade”. O secretário finalizou dizendo que a administração municipal, juntamente com a secretaria da saúde, continuará fazendo o melhor para a população saudadense, a qual é merecedora disso.

O prefeito em exercício, Osmar Prestes, destaca que os valores destinados ao hospital de Saudades são expressivos, porém, são de extrema importância, pois, assim, é possível oferecer, aos munícipes, um atendimento de qualidade na área da saúde, e esse é o grande objetivo da administração municipal. “Assinamos o convênio com o hospital e vamos repassar mais de meio milhão de reais para cobrir os custos do nosso hospital e, também, os custos com os atendimentos às pessoas que têm a necessidade de tomar soro e de receber atendimento de emergência”, ressaltou Prestes. Além disso, o prefeito em exercício enfatizou a importância dos aparelhos que foram adquiridos e que contribuem para a estrutura da sala de cirurgia do hospital, que está se direcionando para a área de ortopedia. “    Isso dá a capacidade de atender todos os saudadenses que tenham esse tipo de problema e que precisam de cirurgia. Atender aqui reduz os custos para nosso município, que não precisará ter gastos com o deslocamento dos pacientes, além de dar mais conforto às famílias que poderão visitar e que também não terão gastos com o deslocamento, tudo isso é muito importante”, finalizou.

Acesse os áudios abaixo e confira o depoimento do prefeito em exercício, Osmar Prestes, e do secretário da saúde, José Ricardo Ternus.