Prefeito Daniel Faz Esclarecimentos Sobre o Fechamento de Fronteiras no Município

Diante do cenário de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), alguns municípios optaram pelo fechamento de suas fronteiras, limitando a passagem de pessoas e veículos advindos de outras localidades, com o objetivo de prevenir e evitar a transmissão do coronavírus.

O prefeito municipal de Saudades, Daniel Kothe, esclarece que, por enquanto, essa medida não será adotada pelo município.  “Essa é uma atitude que somente poderá ser tomada em caso extremo. Inclusive, a orientação do Ministério Público prevê que os municípios não façam isso, pois pode-se inibir, por exemplo, a passagem de alimentação, medicamentos, insumos para alimentação de animais e o transporte de animais que vão para a agroindústria”, frisou Daniel.

A Administração Municipal, por meio do Decreto Nº 14, de 17 de março de 2020, instituiu a situação de emergência em todo território municipal e estabeleceu algumas orientações com a finalidade de prevenir e controlar a transmissão e reduzir os riscos de disseminação e contágio do Coronavírus (COVID-19) no município. “O que nós podemos fazer, e estamos fazendo, é conscientizar a população para que as pessoas fiquem em casa. Nós já tivemos a adesão das indústrias, de grande parte do comércio, permanecendo em atendimento somente o comércio que presta serviço essencial”, complementou o chefe do executivo municipal.

Nesse período, o pedido é que as pessoas permaneçam em suas casas, se ausentando delas somente em casos extremamente necessários e, quando alguém precisar sair, que vá sozinho, para diminuir o risco de transmissão e contaminação do novo coronavírus. Além disso, orienta-se que idosos, crianças e demais pessoas que integram os grupos de risco não se exponham e não recebam visitas, todas essas medidas são necessárias até que esse período de maior contaminação passe. “Obviamente, se tiver necessidade, se o governo federal e o governo estadual acharem que isso tem que ser feito, aí sim, num segundo momento, isso pode vir a acontecer, mas no momento isso não tem possibilidade”, finalizou Kothe.